+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Transporte marítimo internacional reduzirá emissões GEE com o uso de novos combustíveis

Ampla redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) é vislumbrada em encontro do setor marítimo de transportes

Mais de 100 CEOs e representantes de governos concordaram por unanimidade em criar uma plataforma internacional para desenvolvimento de hubs de abastecimento de combustíveis sustentáveis para navios – como hidrogênio e amônia verdes – e corredores marítimos verdes.

O acordo foi assinado durante a cúpula Shaping the Future of Shipping Summit, que ocorreu em Londres, no dia 21 de junho, organizada pela Câmara Internacional de Navegação (ICS, na sigla em Inglês) — que representa mais de 80% da frota mercante mundial.

A plataforma para criação dos hubs, iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa (CEMH, na sigla em inglês), vincula o setor de energia à cadeia de valor marítima, unindo portos, companhias de navegação e empresas de energia, no esforço de zerar as emissões de carbono do transporte marítimo até 2050.

“As soluções serão multissetoriais e precisamos ter uma colaboração muito mais forte com os produtores de energia e toda a cadeia de valor marítima se quisermos quebrar o impasse”, defendeu Guy Platten, secretário-geral do ICS.

Segundo ele, na COP26 ficou claro que o principal obstáculo à descarbonização no transporte marítimo é o “dilema dos combustíveis do futuro”.

“Os produtores de energia não investirão sem compradores e os armadores não sabem onde investir se não tiverem certeza do fornecimento de combustível. O que a COP também mostrou é que há muito pensamento desleixado”.

O papel dos portos. Segundo Patrick Verhoeven, Diretor Administrativo da Associação Internacional de Portos, os complexos portuários têm um papel importante na descarbonização do setor.

“A comunidade portuária global tem a responsabilidade de oferecer centros de reabastecimento para o transporte marítimo e também tem uma grande oportunidade de facilitar o comércio de combustíveis verdes”, afirmou.

A Iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa deve ser oficialmente lançada em setembro, no próximo Clean Energy Ministerial (CEM) – fórum de alto nível que reúne representantes das maiores economias globais para discutir a transição energética –, que reunirá 29 ministros de energia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Brazil’s Congress defies Lula to push through “devastation bill” on COP30’s heels

NGOs say the new environmental licensing rules to fast-track mining, energy and infrastructure projects will sweep away existing safeguards, undermining the country’s climate pledges in Belém Brazil’s Congress has pushed through legislation to weaken environmental safeguards for mining, infrastructure and agricultural projects, overriding a partial presidential veto just days after the end of COP30 and setting the stage for a possible showdown

Leia Mais »

Leilão de áreas do Pré-Sal expõe contradição da política energética brasileira e afasta Petrobras da transição energética justa

Leilão de áreas do Pré-Sal pela PPSA ignora tendência global de queda do petróleo e compromete estratégia climática brasileira São Paulo, 04 de dezembro de 2025 – O Primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do Pré-Sal representa mais um passo na contramão da transição energética que o Brasil afirma liderar, ampliando a entrega de recursos estratégicos a empresas privadas nacionais

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença especial acelera licenciamento para empreendimentos que vão do agro à exploração de petróleo na Amazônia

Por Fábio Bispo – InfoAmazônia Parte central de medida provisória aprovada pela Câmara nesta terça-feira (3), a nova Licença Ambiental Especial (LAE) prevê o prazo máximo de até 1 ano para licenciar projetos considerados ‘estratégicos’ pelo governo. Especialistas alertam para afrouxamento de regras para grandes projetos da agropecuária extensiva, mineração e exploração de petróleo. Um relatório redigido e alterado seis

Leia Mais »

Licenciamento especial vai à sanção e ONGs prometem judicializar

Organizações ambientais prometem judicialização de alterações no licenciamento de grandes projetos no Brasil Por Nayara Machado – Eixos NESTA EDIÇÃO. Senado aprova MP do licenciamento especial em votação simbólica. Texto vai à sanção. ONGs classificam mudanças na lei como retrocesso ambiental e prometem levar à Justiça. Em uma votação simbólica na tarde desta quarta (3/12), o Senado aprovou a conversão em

Leia Mais »