+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Transporte marítimo internacional reduzirá emissões GEE com o uso de novos combustíveis

Ampla redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) é vislumbrada em encontro do setor marítimo de transportes

Mais de 100 CEOs e representantes de governos concordaram por unanimidade em criar uma plataforma internacional para desenvolvimento de hubs de abastecimento de combustíveis sustentáveis para navios – como hidrogênio e amônia verdes – e corredores marítimos verdes.

O acordo foi assinado durante a cúpula Shaping the Future of Shipping Summit, que ocorreu em Londres, no dia 21 de junho, organizada pela Câmara Internacional de Navegação (ICS, na sigla em Inglês) — que representa mais de 80% da frota mercante mundial.

A plataforma para criação dos hubs, iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa (CEMH, na sigla em inglês), vincula o setor de energia à cadeia de valor marítima, unindo portos, companhias de navegação e empresas de energia, no esforço de zerar as emissões de carbono do transporte marítimo até 2050.

“As soluções serão multissetoriais e precisamos ter uma colaboração muito mais forte com os produtores de energia e toda a cadeia de valor marítima se quisermos quebrar o impasse”, defendeu Guy Platten, secretário-geral do ICS.

Segundo ele, na COP26 ficou claro que o principal obstáculo à descarbonização no transporte marítimo é o “dilema dos combustíveis do futuro”.

“Os produtores de energia não investirão sem compradores e os armadores não sabem onde investir se não tiverem certeza do fornecimento de combustível. O que a COP também mostrou é que há muito pensamento desleixado”.

O papel dos portos. Segundo Patrick Verhoeven, Diretor Administrativo da Associação Internacional de Portos, os complexos portuários têm um papel importante na descarbonização do setor.

“A comunidade portuária global tem a responsabilidade de oferecer centros de reabastecimento para o transporte marítimo e também tem uma grande oportunidade de facilitar o comércio de combustíveis verdes”, afirmou.

A Iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa deve ser oficialmente lançada em setembro, no próximo Clean Energy Ministerial (CEM) – fórum de alto nível que reúne representantes das maiores economias globais para discutir a transição energética –, que reunirá 29 ministros de energia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

COP16: Brasil apoia frente parlamentar em defesa de um futuro livre dos combustíveis fósseis

Na manhã desta sexta-feira (25), o Instituto Internacional Arayara uniu-se a uma coalizão de parlamentares latino-americanos para conter a expansão da exploração de petróleo na Amazônia, durante a primeira audiência pública da Frente Parlamentar Global pelo Futuro Livre de Combustíveis Fósseis. O evento faz parte da programação da COP16, que acontece até o dia 1º de novembro em Cali, na

Leia Mais »

Arayara na Mídia | Terra deve chegar ao fim do século 3,1ºC mais quente

O aumento de temperatura esperado para o fim do século será de 3,1°C caso as contribuições nacionais para reduzir emissões de CO2 não atinjam níveis mais ambiciosos   Por Paloma Oliveto para o Correio Braziliense    O planeta se aproxima de chegar ao fim do século 3,1°C mais quente do que na era pré-industrial, alcançando temperaturas incompatíveis com a vida.

Leia Mais »
Foto: creative commons

Coalizão ambientalista ganha força no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de SP

O Instituto Internacional Arayara foi eleito membro do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo, em uma votação realizada na segunda-feira (21), que contou com a participação de diversas organizações socioambientais. A eleição ocorreu no formato híbrido e marcou a escolha das entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho, cuja função é monitorar a implementação da Política

Leia Mais »

COP16: especialistas debatem Energia Limpa e Biodiversidade na América Latina 

O Instituto Internacional Arayara marca presença na 16ª Conferência sobre a Diversidade Biológica (COP16), que acontece entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, em Cali, na Colômbia. O evento reúne representantes de 193 países com o objetivo de fortalecer as estratégias e legislações de proteção ambiental, em um momento crucial para a preservação da biodiversidade global.  Durante

Leia Mais »