+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Transporte marítimo internacional reduzirá emissões GEE com o uso de novos combustíveis

Ampla redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) é vislumbrada em encontro do setor marítimo de transportes

Mais de 100 CEOs e representantes de governos concordaram por unanimidade em criar uma plataforma internacional para desenvolvimento de hubs de abastecimento de combustíveis sustentáveis para navios – como hidrogênio e amônia verdes – e corredores marítimos verdes.

O acordo foi assinado durante a cúpula Shaping the Future of Shipping Summit, que ocorreu em Londres, no dia 21 de junho, organizada pela Câmara Internacional de Navegação (ICS, na sigla em Inglês) — que representa mais de 80% da frota mercante mundial.

A plataforma para criação dos hubs, iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa (CEMH, na sigla em inglês), vincula o setor de energia à cadeia de valor marítima, unindo portos, companhias de navegação e empresas de energia, no esforço de zerar as emissões de carbono do transporte marítimo até 2050.

“As soluções serão multissetoriais e precisamos ter uma colaboração muito mais forte com os produtores de energia e toda a cadeia de valor marítima se quisermos quebrar o impasse”, defendeu Guy Platten, secretário-geral do ICS.

Segundo ele, na COP26 ficou claro que o principal obstáculo à descarbonização no transporte marítimo é o “dilema dos combustíveis do futuro”.

“Os produtores de energia não investirão sem compradores e os armadores não sabem onde investir se não tiverem certeza do fornecimento de combustível. O que a COP também mostrou é que há muito pensamento desleixado”.

O papel dos portos. Segundo Patrick Verhoeven, Diretor Administrativo da Associação Internacional de Portos, os complexos portuários têm um papel importante na descarbonização do setor.

“A comunidade portuária global tem a responsabilidade de oferecer centros de reabastecimento para o transporte marítimo e também tem uma grande oportunidade de facilitar o comércio de combustíveis verdes”, afirmou.

A Iniciativa de Hubs Marítimos de Energia Limpa deve ser oficialmente lançada em setembro, no próximo Clean Energy Ministerial (CEM) – fórum de alto nível que reúne representantes das maiores economias globais para discutir a transição energética –, que reunirá 29 ministros de energia.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato