+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Onda de calor derreteu 20% da neve de uma ilha Antártica em 9 dias

Uma onda de calor na Antártida gerou estragos. O calor derreteu cerca de 20% da neve de uma ilha Antártica em apenas nove dias. As informações são da da NASA, que divulgou imagens mostrando a formação de lagos de água derretida onde a neve estava.

“Não vi lagoas de derretimento se desenvolverem rapidamente na Antártida”, disse Mauri Pelto, glaciologista do Nichols College, em Massachusetts, em comunicado. “Você vê esses tipos de eventos de derretimento no Alasca e na Groenlândia, mas geralmente não na Antártica.”

Pelto disse que durante a onda de calor, que atingiu o pico de 6 a 11 de fevereiro, a neve na Ilha da Águia derreteu 10 cm. Isso significa que cerca de 20% da neve sazonal na região derreteu neste único evento na Ilha da Águia, disse Pelto.

Ele acrescentou que esse derretimento rápido é causado por altas temperaturas sustentadas significativamente acima do congelamento. Esse calor persistente não era típico da Antártica até este século, mas se tornou mais comum nos últimos anos, disse a NASA.

A onda de calor de fevereiro foi o terceiro grande evento de derretimento do verão de 2019-2020, após períodos de calor intenso em novembro de 2019 e janeiro de 2020. “Se você pensar nesse evento de fevereiro, não é tão significativo”, disse Pelto. mais significativo que esses eventos ocorram com mais frequência “.

Tem sido um verão agitado para as notícias climáticas do continente mais frio do mundo. Além do calor recorde, um iceberg com o dobro do tamanho de Washington, DC, quebrou uma geleira lá. Além disso, os cientistas relataram que a “geleira do dia do juízo final” do continente está derretendo por baixo, devido à água morna incomum.

Fonte:

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Mutirão TecnoClima discute papel da tecnologia na crise climática e aponta exclusões estruturais

No último domingo (15), o Instituto Internacional ARAYARA marcou presença no “Mutirão TecnoClima na COP30: Agenda de Ciência e Tecnologia”, realizado em Brasília, na sede da WWF Brasil. O encontro reuniu especialistas, organizações da sociedade civil e representantes de povos tradicionais para discutir o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na governança climática internacional, destacando lacunas históricas que

Leia Mais »

Instituto ARAYARA integra Observatório da Governança das Águas

O Instituto Internacional ARAYARA agora compõe o Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil), uma rede nacional dedicada a monitorar, produzir e disseminar informações sobre a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos no país. No dia 04 de setembro, foi lançada a Plataforma de Monitoramento da Governança das Águas, ferramenta construída coletivamente pela rede de atores do OGA. O

Leia Mais »

Seminário na Câmara debate minerais críticos e riscos para a crise climática

No dia 11 de setembro, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou o Seminário “Minerais Críticos e Crise Climática”, reunindo especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil. O encontro discutiu os impactos da corrida global pela exploração de minerais estratégicos, como lítio, cobalto e terras raras, no contexto da transição energética. O seminário foi

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Manual de Sobrevivência: BdF lança podcast que propõe caminhos para os desafios climáticos

Produção explora possibilidades de futuro sustentável em meio à crise ambiental Já está no ar o primeiro episódio do novo projeto sonoro do Brasil de Fato. O podcast Manual de Sobrevivência propõe uma jornada pelas complexidades da crise climática e pela busca de soluções viáveis para os desafios atuais. Com apresentação da ativista socioambiental Gabi Brasiliae e do historiador e cientista político Juliano Medeiros,

Leia Mais »