+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

O fim da era do petróleo e um passo importante na direção do transporte limpo e justo

O Reino Unido se juntou a outros países no mundo e resolveu avançar com o plano de uma revolução industrial verde pós-pandemia para enfrentar as mudanças climáticas.

Um dos pontos principais é proibir a venda de carros e vans movidos a diesel e gasolina a partir de 2030.

A ideia é que o governo crie um roteiro para eliminar os veículos movidos a diesel, o que criaria um aumento na demanda por veículos elétricos e aumentaria o atual ritmo lento de fabricação de carros elétricos no Reino Unido.

Atualmente, os carros elétricos representam menos de 10% das vendas de veículos no país, mas é preciso que ações concretas como esta incentivem a mudança no mercado. A iniciativa irá acelerar a transição para veículos elétricos.

O Reino Unido vai sediar a 26ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) em 2021, tendo se comprometido a reduzir suas emissões de carbono para zero até 2050.

As iniciativas acontecem após críticas de que o país não estaria financiando adequadamente projetos para enfrentar os riscos climáticos. Mais uma vez, as cobranças da sociedade gerando ações e resultados.

Por uma transição sustentável, eficiente e planejada

O Reino Unido é o mais recente entre muitos países a proibir os veículos movidos a combustível como um passo para atingir zero emissões até 2050.

Porém, os países precisam ter planejamento e pensar em todo o cenário se realmente visam atingir metas reais.

Os veículos elétricos podem ter emissão zero se a fonte de energia que os abastece vier de fontes de geração livres de carbono, como a solar e a eólica.

Mas as emissões aumentam drasticamente se a fonte da energia for baseada em combustível fóssil, como o carvão, podendo provocar emissões ainda maiores do que os carros a gasolina.

Não adianta proibir de um lado e liberar do outro. Esperamos – e incentivamos – que governos e organizações criem planos e ações concretas visando o uso de energias limpas e o combate às mudanças climáticas.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »