+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

O fim da era do petróleo e um passo importante na direção do transporte limpo e justo

O Reino Unido se juntou a outros países no mundo e resolveu avançar com o plano de uma revolução industrial verde pós-pandemia para enfrentar as mudanças climáticas.

Um dos pontos principais é proibir a venda de carros e vans movidos a diesel e gasolina a partir de 2030.

A ideia é que o governo crie um roteiro para eliminar os veículos movidos a diesel, o que criaria um aumento na demanda por veículos elétricos e aumentaria o atual ritmo lento de fabricação de carros elétricos no Reino Unido.

Atualmente, os carros elétricos representam menos de 10% das vendas de veículos no país, mas é preciso que ações concretas como esta incentivem a mudança no mercado. A iniciativa irá acelerar a transição para veículos elétricos.

O Reino Unido vai sediar a 26ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) em 2021, tendo se comprometido a reduzir suas emissões de carbono para zero até 2050.

As iniciativas acontecem após críticas de que o país não estaria financiando adequadamente projetos para enfrentar os riscos climáticos. Mais uma vez, as cobranças da sociedade gerando ações e resultados.

Por uma transição sustentável, eficiente e planejada

O Reino Unido é o mais recente entre muitos países a proibir os veículos movidos a combustível como um passo para atingir zero emissões até 2050.

Porém, os países precisam ter planejamento e pensar em todo o cenário se realmente visam atingir metas reais.

Os veículos elétricos podem ter emissão zero se a fonte de energia que os abastece vier de fontes de geração livres de carbono, como a solar e a eólica.

Mas as emissões aumentam drasticamente se a fonte da energia for baseada em combustível fóssil, como o carvão, podendo provocar emissões ainda maiores do que os carros a gasolina.

Não adianta proibir de um lado e liberar do outro. Esperamos – e incentivamos – que governos e organizações criem planos e ações concretas visando o uso de energias limpas e o combate às mudanças climáticas.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

“O nosso mangue tem valor com gente”

Grito de  povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico ecoa na COP30   Comunidades da costa amazônica lançaram neste sábado (15/11) o  documento “O GRITO DO MANGUE PELO CLIMA”. Elaborado por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, o material reúne análises e reivindicações de populações que vivem na linha de frente da

Leia Mais »

Territórios indígenas sob pressão: impactos de petróleo, mineração e agronegócio são debatidos durante a COP30

No dia 14 de novembro, o Arayara Amazon Climate Hub sediou a mesa-redonda “Territórios indígenas na mira de grandes empreendimentos: do petróleo à mineração”, organizada por organizações de base indígena de diversas regiões e biomas do Brasil. O encontro reuniu lideranças de diferentes regiões do país para debater os impactos de empreendimentos de desenvolvimento — como mineração, petróleo, gás, hidrelétricas

Leia Mais »

Risco de Sacrifício: Amazônia Debate a Mineração Estratégica e a Corrida por Minerais na Transição Energética

A crescente demanda global por minerais essenciais à descarbonização coloca a Amazônia diante de uma encruzilhada perigosa. O painel “Amazonía y Transición Energética Justa: Propuestas para Abordar la Minería y los Derechos de Pueblos Indígenas y Comunidades Locales”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub, reuniu lideranças pan-amazônicas e especialistas para debater como garantir que a busca por cobre e lítio

Leia Mais »

Workshop no Amazon Climate Hub debate impactos do fracking e pressiona setor de petróleo e gás por responsabilidade ambiental

Oito países entre Europa e América Latina já aboliram a técnica de extração por fracking. Na Colômbia, ambientalista e sociedade civil  tentam extinguir a prática, mas País continua vulnerável e sob pressão do governo que defende o fracking como ferramenta de soberania energética.  O Arayara Amazon Climate Hub sediou, na manhã desta sexta-feira (14/11), o workshop “Making Polluters Pay: How

Leia Mais »