+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

O fim da era do petróleo e um passo importante na direção do transporte limpo e justo

O Reino Unido se juntou a outros países no mundo e resolveu avançar com o plano de uma revolução industrial verde pós-pandemia para enfrentar as mudanças climáticas.

Um dos pontos principais é proibir a venda de carros e vans movidos a diesel e gasolina a partir de 2030.

A ideia é que o governo crie um roteiro para eliminar os veículos movidos a diesel, o que criaria um aumento na demanda por veículos elétricos e aumentaria o atual ritmo lento de fabricação de carros elétricos no Reino Unido.

Atualmente, os carros elétricos representam menos de 10% das vendas de veículos no país, mas é preciso que ações concretas como esta incentivem a mudança no mercado. A iniciativa irá acelerar a transição para veículos elétricos.

O Reino Unido vai sediar a 26ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) em 2021, tendo se comprometido a reduzir suas emissões de carbono para zero até 2050.

As iniciativas acontecem após críticas de que o país não estaria financiando adequadamente projetos para enfrentar os riscos climáticos. Mais uma vez, as cobranças da sociedade gerando ações e resultados.

Por uma transição sustentável, eficiente e planejada

O Reino Unido é o mais recente entre muitos países a proibir os veículos movidos a combustível como um passo para atingir zero emissões até 2050.

Porém, os países precisam ter planejamento e pensar em todo o cenário se realmente visam atingir metas reais.

Os veículos elétricos podem ter emissão zero se a fonte de energia que os abastece vier de fontes de geração livres de carbono, como a solar e a eólica.

Mas as emissões aumentam drasticamente se a fonte da energia for baseada em combustível fóssil, como o carvão, podendo provocar emissões ainda maiores do que os carros a gasolina.

Não adianta proibir de um lado e liberar do outro. Esperamos – e incentivamos – que governos e organizações criem planos e ações concretas visando o uso de energias limpas e o combate às mudanças climáticas.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Peru declara emergência ambiental após derramamento de petróleo e reacende debate sobre exploração offshore na Amazônia

O governo do Peru declarou, no dia 26 de dezembro, emergência ambiental por 90 dias após um derramamento de petróleo pela estatal Petroperu no Oceano Pacífico, no norte do país. De acordo com fontes de notícias, o acidente, ocorrido em 21 de dezembro durante manobras de pré-embarque em um terminal da refinaria de Talara, afetou cerca de 10 mil m²

Leia Mais »

Carta Aberta ao Presidente da República Federativa do Brasil

A Abradee e diversas associações e entidades do setor elétrico, que representam os segmentos de geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo, assinaram carta aberta ao Presidente da República, manifestando preocupação com as emendas incluídas no PL 576/2021, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. Os artigos 19, 22 e 23, incluídos no texto do PL, divergem do objetivo original do projeto, que

Leia Mais »