+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

El nuevo presidente de Colombia prohibirá el FRACKING y hará la transición energética justa

Nuevos vientos políticos en Sudamérica. Tras ganar las elecciones el pasado domingo (19/06), el nuevo presidente de Colombia dijo que presentará propuestas para hacer la transición energética de la matriz dependiente de petróleo y carbón a energías renovables, generando energía barata, limpia y sostenible.

El presidente electo de Colombia, Gustavo Francisco Petro Urrego, dijo que prohibirá la exploración de yacimientos no convencionales, detendrá los proyectos piloto de fracking (un método de fracturación hidráulica a través de la perforación para explorar petróleo y gas natural) y el desarrollo de yacimientos costa afuera. No otorgará nuevas licencias para la exploración de hidrocarburos, ni permitirá la minería a cielo abierto a gran escala, poniendo fin además a la explotación del carbón mineral. Por lo tanto, se crea un cambio estratégico audaz para liberar a Colombia del uso de combustibles fósiles y su dependencia energética.

Márquez recibió el Premio Goldman en 2018, algo relevante como “Premio Nobel de Medio Ambiente”.

Finalmente, también presentará la propuesta para la creación de un “frente americano de lucha contra el cambio climático”, y la recuperación y salvaguarda de la selva amazónica colombiana.

Petro y la vicepresidenta Francia Márquez se convierten en la candidatura más votada en la historia de Colombia, con un apoyo de 11,2 millones de votantes en la segunda vuelta.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ministério ignora críticas no próprio governo e mantém carvão em leilão de energia

O Ministério de Minas e Energia manteve a possibilidade de usinas a carvão participarem do próximo leilão de reserva de capacidade de energia. A decisão, às vésperas da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), foi tomada sob críticas de ambientalistas, entidades de defesa do consumidor e de outras pastas do governo. O carvão desperta preocupação por ser uma

Leia Mais »

Nota de Distrato sobre Subsídios a Termelétricas a Carvão na MP nº 1.304/2025

Manifestação contrária à inclusão de incentivos financeiros a usinas poluentes em tramitação na Comissão de Medidas Provisórias do Senado Federal, em defesa da transição energética justa e da sustentabilidade ambiental O Instituto Internacional ARAYARA e o Observatório do Carvão Mineral manifestam seu mais veemente repúdio a possibilidade dos Senadores da República incluírem na  Medida Provisória n° 1304, de 2025 subsídios

Leia Mais »

LRCAP 2026: nota de desagravo é emitida contra a portaria do MME que prevê leilão de usinas a carvão 

O Instituto Internacional ARAYARA, organização dedicada à justiça climática e à transição energética justa e sustentável, divulgou, ontem (27), uma nota de desagravo contra a Portaria Normativa nº 118/2025 do Ministério de Minas e Energia (MME), publicada em 23 de outubro. A medida estabelece as diretrizes e sistemáticas para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2026, que inclui a

Leia Mais »

ARAYARA apresenta contribuições à Carta do Bioma Pampa e crítica retrocessos ambientais no Rio Grande do Sul

Organização cobra coerência climática do governo estadual, denuncia arquivamento do Zoneamento Ecológico-Econômico e propõe inclusão de medidas sobre mineração do carvão, emergência climática e povos indígenas O Instituto Internacional ARAYARA, referência em justiça climática e transição energética justa, apresentou suas contribuições à consulta pública da Carta do Bioma Pampa, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por

Leia Mais »