+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Diretora apresenta texto poético e contundente sobre o precioso recurso

A diretora executiva da ARAYARA Nicole Figueiredo de Oliveira iniciou sua fala na live do dia da água, 22 de março, com a leitura de um texto produzido por ela que deixou os integrantes do evento online comovidos. O tema da live foi Vampiro Hídricos – como a água sofre ameaças com o uso de combustíveis fósseis.

 

Confira:

 

“Hoje celebramos o Planeta Água, planeta que nos abriga, nos alimenta, nos sustenta. Celebramos as águas de superfície, subterrâneas, dos aquíferos, os rios voadores, as águas dos mares, das geleiras e dos topos das montanhas.

 

Celebramos a água presente em nossos corpos, que carrega nutrientes e substâncias para as nossas células e para fora delas.

 

Não é à toa que a água tem um dia internacional para si. Ela é o solvente universal, é aquela que tudo carrega, tudo limpa, tudo irriga.

 

Água poderosa, que chove, que neva, que onda, que gela. Água de redemoinhos ou de lagoas, de tormentas ou de garoas, até em sua forma mais dura, ela representa vida para ursos e peixes.

 

Um grande líder indígena do Equador, Yaku Perez, uma vez disse que a água não é insípida, incolor e inodora. A água não é essa coisa sem cor, sem sabor, sem odor. Ela é saborosa, é viva!

 

Valorizar a água é valorizar a existência, o deslumbre da natureza e da vida! Todas as pessoas deveriam dar valor, poupar e economizar água sempre, mas a escassez hídrica é responsabilidade das grandes corporações, que usurpam a água das pessoas, da agricultura e dos animais.

 

Neste Dia Mundial, uma pessoa que valoriza a água, já não toma banhos longos ou desperdiça a água lavando calçadas e deixando torneiras abertas, portanto não vamos falar sobre isso.

 

Vamos sim falar dos grandes vampiros hídricos.

 

Existem muitos vampiros por aí, sugando água, contaminando lençóis, com má gestão evaporando ou vazando, e assim vão sugando. Sugando a vida, sugando as pessoas, os alimentos e os animais.

 

Hoje vamos falar sobre os vampiros hídricos fósseis, as termelétricas, o fracking, a extração de carvão. Assim como o Drácula de Bram Stoker, esses vampiros, sugam com dentes mecânicos a água para manter e sustentar uma energia do passado, um corpo decrépito e monstruoso, que distribui contaminação, corrupção e medo.

 

O fracking é assim. Um Frankenstein assustador, uma tecnologia mirabolante que suga milhões de litros de água dos rios ou aquíferos, que são misturados a centenas de produtos químicos tóxicos, cancerígenos, mutagênicos e em seguida injetados no subsolo para extração do gás de xisto.”

 

Nicole encerra dando dicas de obras que abordam a escassez hídrica: O Quinze, de Rachel de Queiroz; Bagaceira, de José Américo de Almeida; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

 

Clique aqui para acessar a live que ficou gravada no YouTube da ARAYARA.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: STJ:audiência pública discute fracking e impactos ambientais na exploração de gás de xisto

Por Gabriela da Cunha Rio, 8/12/2025 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta quinta-feira, 11, a possibilidade de uso do fraturamento hidráulico (fracking) na exploração de óleo e gás de xisto, durante audiência pública convocada pela Primeira Seção sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. No primeiro bloco, apresentarão argumentos o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: After COP30, Brazilian oil continues its rush towards the global market

A decision to drill at the mouth of the Amazon drew criticism at the UN summit. But Brazil’s oil production still soars, as it hopes to consolidate its role as an exporter decision to approve oil exploration off the coast of Brazil weeks before the country hosted the COP30 climate conference signals the country’s intention to increasingly target the international market, despite

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral Segunda-feira, 24 de novembro, primeiro dia útil após o fim da COP30, a conferência do clima das Nações Unidas. Dois dias depois de lançar ao mundo o mapa do caminho para longe dos combustíveis fósseis, o Brasil sancionou a Medida

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Leilão expõe contradição da política energética e afasta Petrobras da transição justa

Oferta de áreas do pré-sal pela PPSA ignora tendência global de queda do petróleo e compromete estratégia climática brasileira O Primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal representa mais um passo na contramão da transição energética que o Brasil afirma liderar, ampliando a entrega de recursos estratégicos a empresas privadas nacionais e estrangeiras. Enquanto o mundo se prepara para

Leia Mais »