+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Dia de celebrar a colheita do arroz agroecológico

Parte da área da produção estava ameaçada pelo projeto da Mina Guaíba

Todos devemos comemorar nesta 19ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, que é celebrada hoje, dia 18 de março, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, o arquivamento da Mina Guaíba pelo órgão ambiental do Rio Grande do Sul.

O projeto que pretendia fazer a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina, a Mina Guaíba, pegaria parte da área de plantio do arroz orgânico da região. A notícia do encerramento oficial do processo de licenciamento ambiental da Mina Guaíba no último dia 14, chegou como mais um motivo de comemoração para os produtores.

Muitos agricultores estavam apreensivos com relação a instalação da mina e do polo carboquímico. A Copelmi pretendia realocar aos poucos os moradores da área, que precisariam conviver por anos com problemas como explosões, falta de água e a contaminação provocada pelas micropartículas que o carvão mineral liberaria no ar. Agora, eles terão mais segurança para investir no assentamento e na produção desse produto que alimenta o mercado local e nacional.

Na live do evento transmitido pelo youtube o MST descreve “Os Sem Terra celebram esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas. A produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro.“

A Arayara.org e demais integrantes do Observatório do Carvão Mineral conferiram de perto o quão relevante é o trabalho dos produtores da região. Não é à toa que os assentamentos são os maiores produtores do cereal orgânico na américa latina, é fruto de muita persistência, trabalho e dedicação.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

REDESCA avalia os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul

O Instituto Internacional Arayara participou de forma ativa das reuniões com Javier Palummo, Relator Especial da Relatoria sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (REDESCA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), e sua delegação. Realizados entre os dias 2 e 6 de dezembro, os encontros tiveram como objetivo avaliar a situação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais (DESCA)

Leia Mais »

PEC das Praias: sociedade civil e organizações socioambientais relatam “repressão”

Grupo formado por manifestantes, representantes de organizações em defesa do meio ambiente e de pescadores diz que foi proibido de estar na CCJ e de expor cartazes nos corredores do Senado Sociedade civil e representantes de organizações socioambientais foram nesta quarta-feira (4/12) ao Congresso Nacional para manifestação contra a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 3 de 2022, conhecida

Leia Mais »

PL das Eólicas Offshore com ‘jabutis’ para subsidiar carvão tem votação adiada no Senado

A votação do Projeto de Lei 576/2021, que estabelece o marco regulatório da geração de energia eólica offshore, foi adiada novamente na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. O texto, relatado pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), enfrenta forte resistência de senadores da base do governo, especialmente por conta dos artigos que fornecem subsídios aos geradores fósseis de

Leia Mais »

Litigância climática no Brasil é tema de webinário do JUMA e BIICL

O Instituto Internacional ARAYARA teve uma participação de destaque no webinário “Perspectivas para a Litigância Climática Corporativa no Brasil”, realizado no dia 29 de novembro. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA), em parceria com o British Institute of International and Comparative Law (BIICL), discutiu o papel crucial da litigância climática no enfrentamento

Leia Mais »