+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Dia de celebrar a colheita do arroz agroecológico

Parte da área da produção estava ameaçada pelo projeto da Mina Guaíba

Todos devemos comemorar nesta 19ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, que é celebrada hoje, dia 18 de março, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, o arquivamento da Mina Guaíba pelo órgão ambiental do Rio Grande do Sul.

O projeto que pretendia fazer a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina, a Mina Guaíba, pegaria parte da área de plantio do arroz orgânico da região. A notícia do encerramento oficial do processo de licenciamento ambiental da Mina Guaíba no último dia 14, chegou como mais um motivo de comemoração para os produtores.

Muitos agricultores estavam apreensivos com relação a instalação da mina e do polo carboquímico. A Copelmi pretendia realocar aos poucos os moradores da área, que precisariam conviver por anos com problemas como explosões, falta de água e a contaminação provocada pelas micropartículas que o carvão mineral liberaria no ar. Agora, eles terão mais segurança para investir no assentamento e na produção desse produto que alimenta o mercado local e nacional.

Na live do evento transmitido pelo youtube o MST descreve “Os Sem Terra celebram esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas. A produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro.“

A Arayara.org e demais integrantes do Observatório do Carvão Mineral conferiram de perto o quão relevante é o trabalho dos produtores da região. Não é à toa que os assentamentos são os maiores produtores do cereal orgânico na américa latina, é fruto de muita persistência, trabalho e dedicação.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato