+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coalizão Não Fracking Brasil se reúne com membros da igreja católica

Encontro aconteceu para afirmar o compromisso com a Fé, Paz e Clima

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, mantém parceria com a Igreja Católica na defesa da vida e contra o chamado “Gás da Morte”. Em cada cidade que a COESUS visita, é procurada a igreja local para reafirmar a parceria estabelecida em defesa do planeta e da proteção da vida.

Em 13 de setembro de 2022, a Não Fracking Brasil teve a oportunidade de conversar com o padre Francielio, de São João dos Patos, no Maranhão. O padre se colocou à disposição da equipe para ajudar na conscientização e os apresentou ao Bispo de Caxias, Dom Sebastião. O pontífice convidou a equipe da COESUS e seu representante, Dalcio Costa, para participar da X Romaria da Juventude e conversar com os jovens presentes sobre os impactos do fracking no trabalho e na vida. O tema da romaria era “Nosso Grito é por Trabalho e Vida”.

Além disso, a equipe também teve a oportunidade de conversar com o Bispo de Balsas, Dom Valentim. Durante o encontro, ele reforçou a luta contra o fracking e compartilhou sobre um projeto de sua iniciativa para o plantio de 8 milhões de árvores.

A presença da COESUS nas comunidades religiosas é de extrema importância, pois a conscientização sobre os perigos do fracking e a defesa do meio ambiente estão intimamente ligadas aos valores da fé e paz. A igreja desempenha um papel fundamental na sensibilização dos fiéis e na promoção de ações concretas em prol da preservação do planeta.

Nesse sentido, a parceria entre a COESUS e as lideranças religiosas fortalece a mensagem de proteção à “casa comum” e à vida em todas as suas formas. A conscientização dos jovens, em especial, é essencial, pois são eles que irão herdar o futuro e enfrentarão os impactos das decisões tomadas hoje.
A COESUS mantém seu compromisso com Dom Sebastião, Dom Valentim e de tantos outros líderes religiosos em defesa do meio ambiente e contra o fracking.

 

 

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA é premiada em congresso internacional por estudo sobre financiamento halal para energia limpa

Pesquisa destaca o Green Sukuk como modelo ético e sustentável para viabilizar a transição energética, unindo princípios islâmicos e compromissos climáticos globais O Instituto Internacional ARAYARA conquistou reconhecimento internacional no Congresso Técnico-Científico Halal (CETEC Halal 2025), realizado nos dias 27 e 28 de outubro, durante o Global Halal Business Forum. O trabalho intitulado “Green Sukuk: Financiamento Halal para Projetos de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ministério ignora críticas no próprio governo e mantém carvão em leilão de energia

O Ministério de Minas e Energia manteve a possibilidade de usinas a carvão participarem do próximo leilão de reserva de capacidade de energia. A decisão, às vésperas da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), foi tomada sob críticas de ambientalistas, entidades de defesa do consumidor e de outras pastas do governo. O carvão desperta preocupação por ser uma

Leia Mais »

Nota de Distrato sobre Subsídios a Termelétricas a Carvão na MP nº 1.304/2025

Manifestação contrária à inclusão de incentivos financeiros a usinas poluentes em tramitação na Comissão de Medidas Provisórias do Senado Federal, em defesa da transição energética justa e da sustentabilidade ambiental O Instituto Internacional ARAYARA e o Observatório do Carvão Mineral manifestam seu mais veemente repúdio a possibilidade dos Senadores da República incluírem na  Medida Provisória n° 1304, de 2025 subsídios

Leia Mais »