+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coalizão Não Fracking Brasil se reúne com membros da igreja católica

Encontro aconteceu para afirmar o compromisso com a Fé, Paz e Clima

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, mantém parceria com a Igreja Católica na defesa da vida e contra o chamado “Gás da Morte”. Em cada cidade que a COESUS visita, é procurada a igreja local para reafirmar a parceria estabelecida em defesa do planeta e da proteção da vida.

Em 13 de setembro de 2022, a Não Fracking Brasil teve a oportunidade de conversar com o padre Francielio, de São João dos Patos, no Maranhão. O padre se colocou à disposição da equipe para ajudar na conscientização e os apresentou ao Bispo de Caxias, Dom Sebastião. O pontífice convidou a equipe da COESUS e seu representante, Dalcio Costa, para participar da X Romaria da Juventude e conversar com os jovens presentes sobre os impactos do fracking no trabalho e na vida. O tema da romaria era “Nosso Grito é por Trabalho e Vida”.

Além disso, a equipe também teve a oportunidade de conversar com o Bispo de Balsas, Dom Valentim. Durante o encontro, ele reforçou a luta contra o fracking e compartilhou sobre um projeto de sua iniciativa para o plantio de 8 milhões de árvores.

A presença da COESUS nas comunidades religiosas é de extrema importância, pois a conscientização sobre os perigos do fracking e a defesa do meio ambiente estão intimamente ligadas aos valores da fé e paz. A igreja desempenha um papel fundamental na sensibilização dos fiéis e na promoção de ações concretas em prol da preservação do planeta.

Nesse sentido, a parceria entre a COESUS e as lideranças religiosas fortalece a mensagem de proteção à “casa comum” e à vida em todas as suas formas. A conscientização dos jovens, em especial, é essencial, pois são eles que irão herdar o futuro e enfrentarão os impactos das decisões tomadas hoje.
A COESUS mantém seu compromisso com Dom Sebastião, Dom Valentim e de tantos outros líderes religiosos em defesa do meio ambiente e contra o fracking.

 

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato