+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Usina termelétrica em Caçapava enfrenta impasse ambiental e protestos

Projeto não obteve licença do Ibama e ficou fora de leilão; Justiça determinou emissão de certidão de uso do solo

O projeto da Usina Termelétrica (UTE) São Paulo, planejado para Caçapava, não obteve a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, com isso, ficou fora do leilão de reserva de capacidade deste ano. Segundo o órgão ambiental, a empresa Natural Energia não atendeu integralmente a 65% das 233 solicitações de complementação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), incluindo lacunas na avaliação dos impactos socioeconômicos e na caracterização dos aspectos físicos do projeto.

Com capacidade prevista de 1,6 gigawatts (GW), a usina utilizaria gás natural e operaria com três módulos de geração. O Instituto Internacional Arayara alerta que sua instalação poderia aumentar em quase 30 vezes as emissões de gases de efeito estufa no município. A Natural Energia afirmou que seguirá os trâmites necessários para atender às exigências do Ibama e viabilizar o avanço do projeto.

A instalação da usina tem gerado forte oposição na região. Durante audiência pública realizada em um hotel de São José dos Campos, no dia 4 de julho, manifestantes lotaram o espaço com cartazes e faixas contrárias ao empreendimento. A sessão, marcada por protestos e barulho constante, durou menos de 30 minutos e foi suspensa pelo Ibama devido ao tumulto.

Em meio ao impasse ambiental, a Natural Energia conseguiu uma decisão favorável da Justiça no dia 9 de dezembro, que determinou que a Prefeitura de Caçapava emitisse a certidão de uso e ocupação do solo em até cinco dias. A sentença, assinada pela juíza Simone Cristina de Oliveira, da 2ª Vara Cível de Caçapava, ressaltou que a certidão não garante autorização para o início das obras, mas apenas atesta a conformidade do projeto com as normas municipais.

A polêmica em torno da usina continua, com resistência de moradores e ambientalistas, enquanto a empresa tenta viabilizar sua aprovação junto aos órgãos reguladores.

Fonte: T7 News

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Religiosos de terreiro do Distrito Federal  se mobilizam contra impactos da UTE Brasília

Em visita ao Terreiro do Vô Congo, tradicional casa de Umbanda localizada há 22 anos na região do Sol Nascente, representantes da sociedade civil dialogaram com lideranças religiosas sobre os impactos ambientais e sociais de empreendimentos que avançam sobre territórios sagrados e áreas de preservação ambiental.    O terreiro é liderado por Mãe Zenith de Oxum, também integrante da Rede

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Edital do leilão de partilha deve sair na semana que vem, diz ANP

A superintendente de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marina Abelha, afirmou que espera para a próxima sexta-feira (23/5) a publicação do edital do leilão de partilha, quando termina o prazo para a análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A informação foi dada pela superintendente durante o Seminário da Oferta Permanente,

Leia Mais »

Palestra debate impactos socioambientais e racismo ambiental no DF em evento do CRESS

Na última quarta (14), a mobilizadora socioambiental da ARAYARA e coordenadora do Instituto Filhas da Terra, Larissa Brenda Cordeiro, participou como palestrante de um evento promovido pela Gerência de Serviço Social na Saúde e pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-DF). A atividade, realizada em alusão ao Dia do Assistente Social, teve como tema central deste ano: “Crise socioambiental, emergências

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘Se a gente se juntar, ninguém vai construir’, diz criança em audiência sobre instalação de Usina em Brasília

“Por que construir uma usina termelétrica, se ela não vai ajudar a gente a aprender a ler e escrever?”, questionou Sheila, estudante do 5º ano da Escola Classe (EC) Guariroba, durante seminário realizado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (13), para debater os impactos da construção da Usina Termelétrica (UTE) de Brasília.

Leia Mais »