+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Não Fracking Brasil mantém parceria com representantes religiosos em prol de um futuro sustentável

NOTA

13 de setembro de 2022

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc. 

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, está empenhada em uma luta que vai além de questões políticas ou econômicas. É uma luta pela vida, pela saúde e pelo futuro. Para isso, a coalizão une pessoas de várias crenças em prol de um propósito maior: cuidar do planeta. Desde o início, a parceria da COESUS com igrejas, templos religiosos e lugares sagrados é uma realidade, pois a defesa do meio ambiente é responsabilidade de todos.

Combater o fracking é dizer sim à vida, é afirmar que desejamos um planeta onde possamos viver em harmonia com a natureza, com os animais. É querer beber uma água limpa, comer alimentos livres de químicos tóxicos provenientes do fracking e respirar um ar puro.

Durante a campanha da Não Fracking Brasil, a COESUS visitou centenas de igrejas em mais de 17 estados brasileiros, levando a conscientização sobre os perigos da extração do gás de xisto. Com isso, encontrou aliados na defesa da vida, como a igreja católica, representada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, diversas igrejas evangélicas, entre outras.

No município de Sucupira do Riachão, no Maranhão, a equipe da COESUS se reuniu com o pastor  Pantaleão, líder da igreja “O Senhor é o meu Pastor”, que repudiou o fracking e se comprometeu a levar a palavra de defesa da vida para sua congregação.

A participação ativa das instituições religiosas nessa luta é de extrema importância, pois elas possuem um papel fundamental na formação de consciências e na promoção de valores éticos e espirituais. Ao abraçar a causa da proteção ambiental e do combate ao fracking, as igrejas e seus líderes demonstram um compromisso com a vida.

A COESUS reconhece a importância dessas parcerias e segue engajada em promover a conscientização sobre os impactos negativos do fracking e a necessidade de buscar alternativas energéticas mais sustentáveis. O trabalho conjunto entre a coalizão e as instituições religiosas fortalece a mensagem de preservação da vida e reforça a importância de cuidarmos da nossa casa comum.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Projeto de lei visa proibir expansão de petróleo e gás na Amazônia

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou na manhã desta quarta-feira (16) um projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados que visa proibir a criação de novos projetos de exploração de petróleo e gás na Amazônia. A proposta surge como reação direta aos recentes esforços do governo federal para liberar a exploração na chamada Margem Equatorial, região conhecida como

Leia Mais »

Usina nuclear indesejada

O setor nuclear brasileiro tem em sua trajetória um passado nebuloso, repleto de episódios controversos. Desde o contrabando e exportação de areias monazíticas do litoral capixaba/baiano/fluminense, a cabulosa venda de urânio para o Iraque, o legado de morte e contaminação provocado pela Nuclemon (antiga estatal) na extração de minerais radioativos e de terras raras, o secretismo do Programa Nuclear Paralelo/Clandestino,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ANP inclui Foz da Amazônia em novo leilão

Cinco meses antes da COP 30 no Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (5OPC) de petróleo, que está agendado para o dia 17 de junho, prevê a oferta de 172 blocos exploratórios, abrangendo uma área de 145.597 km², o equivalente a 1,71% do território nacional.

Leia Mais »