+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Não Fracking Brasil mantém parceria com representantes religiosos em prol de um futuro sustentável

NOTA

13 de setembro de 2022

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc. 

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, está empenhada em uma luta que vai além de questões políticas ou econômicas. É uma luta pela vida, pela saúde e pelo futuro. Para isso, a coalizão une pessoas de várias crenças em prol de um propósito maior: cuidar do planeta. Desde o início, a parceria da COESUS com igrejas, templos religiosos e lugares sagrados é uma realidade, pois a defesa do meio ambiente é responsabilidade de todos.

Combater o fracking é dizer sim à vida, é afirmar que desejamos um planeta onde possamos viver em harmonia com a natureza, com os animais. É querer beber uma água limpa, comer alimentos livres de químicos tóxicos provenientes do fracking e respirar um ar puro.

Durante a campanha da Não Fracking Brasil, a COESUS visitou centenas de igrejas em mais de 17 estados brasileiros, levando a conscientização sobre os perigos da extração do gás de xisto. Com isso, encontrou aliados na defesa da vida, como a igreja católica, representada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, diversas igrejas evangélicas, entre outras.

No município de Sucupira do Riachão, no Maranhão, a equipe da COESUS se reuniu com o pastor  Pantaleão, líder da igreja “O Senhor é o meu Pastor”, que repudiou o fracking e se comprometeu a levar a palavra de defesa da vida para sua congregação.

A participação ativa das instituições religiosas nessa luta é de extrema importância, pois elas possuem um papel fundamental na formação de consciências e na promoção de valores éticos e espirituais. Ao abraçar a causa da proteção ambiental e do combate ao fracking, as igrejas e seus líderes demonstram um compromisso com a vida.

A COESUS reconhece a importância dessas parcerias e segue engajada em promover a conscientização sobre os impactos negativos do fracking e a necessidade de buscar alternativas energéticas mais sustentáveis. O trabalho conjunto entre a coalizão e as instituições religiosas fortalece a mensagem de preservação da vida e reforça a importância de cuidarmos da nossa casa comum.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato