+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Médicos chineses suspeitam que três recém-nascidos podem ter contraído Covid-19 no útero

Pesquisadores chineses suspeitam que o SARS-CoV-2 possa ser transmitido de mãe para filho através do útero, de acordo com Journal of American Medical Association.

Em um primeiro relatório, médicos do Hospital Renmin da Universidade de Wuhan, em Hubei, epicentro da província chinesa do surto do novo coronavírus, descrevem o caso de uma mulher que deu à luz várias semanas após a aquisição do vírus.

Duas horas após o parto, os exames de sangue revelaram que o recém-nascido apresentava níveis elevados de imunoglobulinas IgG e IgM, que atuam como anticorpos específicos para a Covid-19. Além disso, apresentou uma alta porcentagem de citocinas e glóbulos brancos, produzidos pelo sistema imunológico e podem ser um sinal de infecção.

Na segunda investigação, especialistas do Hospital Zhongnan, também em Wuhan, analisaram amostras de sangue de seis bebês quanto a anticorpos para SARS-CoV-2 e descobriram que dois deles também apresentavam quantidades elevadas de IgM, como no caso descrito acima.

Embora se saiba que as IgGs passam de mãe para filho durante a gravidez, as IgMs são muito grandes para atravessar a placenta. Portanto, existe a possibilidade de o bebê produzir IgM após o vírus atravessar a placenta.

Apesar dos resultados, nenhuma das três crianças suspeitas apresentou resultado positivo para o vírus. Isso significa que ainda não está claro se algum deles foi realmente infectado ou se pode haver outro motivo para a presença de IgM.

Outra explicação que os especialistas consideram é um dano ou anormalidade nas placentas das mães que, de alguma forma, permitiu a passagem dos anticorpos mencionados acima em direção ao organismo de seus filhos.

São necessárias mais evidências
Os autores dos dois artigos destacam as limitações de seus trabalhos, dado o pequeno tamanho da amostra e a falta de mais evidências para corroborar suas conclusões.

Além disso, a partir da análise editorial, eles afirmam que os testes de IgM podem ser propensos a resultados falso-positivos e falso-negativos e, geralmente, não são utilizados para diagnosticar infecções adquiridas no útero.

A equipe de pesquisa está ciente de que “são necessários mais estudos”, mas considera que são dados importantes para “entender as características sorológicas de bebês cujas mães estão infectadas com SARS-CoV-2”.

Fonte: RT

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Statement of Rejection of the Contract Between the Ministry of Mines and Energy (MME) and the Jorge Lacerda Thermal Power Complex

The International Institute ARAYARA and the National Front of Energy Consumers (FNCE) publicly express their strongest rejection of the approval of the draft Reserve Energy Contract for the Jorge Lacerda Thermal Power Complex (CER-CTJL), under the Just Energy Transition Program (TEJ), established by Law No. 14,299 of January 5, 2022. The contract, to be signed between Diamante Geração de Energia

Leia Mais »

Oficina em São Paulo discute transição energética e o futuro da Petrobras

Representantes do Observatório do Clima, do Grupo de Trabalho em Energia — entre eles o Instituto Internacional ARAYARA — participaram na última terça-feira (7/7) de uma oficina em São Paulo (SP) para avançar no estudo “Petrobras que Precisamos”. O encontro, realizado na sede da Ação Educativa, discutiu os caminhos para que a estatal assuma um papel de protagonismo na transição

Leia Mais »

Nota de Repúdio ao contrato entre o MME e o Complexo Termelétrico JORGE LACERDA

O Instituto Internacional ARAYARA e a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio à aprovação da minuta do Contrato de Energia de Reserva do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CER-CTJL), no âmbito do Programa de Transição Energética Justa (TEJ), previsto na Lei nº 14.299, de 5 de janeiro de 2022. O contrato, a

Leia Mais »

Nova versão do Monitor Amazônia Livre de Petróleo e gás revela dados inéditos e funcionalidades ampliadas

O Instituto Internacional ARAYARA anunciou uma nova atualização do Monitor Amazônia Livre de Petróleo, plataforma digital que reúne dados sobre a expansão da exploração de petróleo e gás em uma das regiões mais biodiversas e sensíveis do planeta: a Amazônia. A ferramenta, que já era referência em transparência ambiental, ganhou agora novas funcionalidades que ampliam sua capacidade de análise sobre

Leia Mais »