+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Médicos chineses suspeitam que três recém-nascidos podem ter contraído Covid-19 no útero

Pesquisadores chineses suspeitam que o SARS-CoV-2 possa ser transmitido de mãe para filho através do útero, de acordo com Journal of American Medical Association.

Em um primeiro relatório, médicos do Hospital Renmin da Universidade de Wuhan, em Hubei, epicentro da província chinesa do surto do novo coronavírus, descrevem o caso de uma mulher que deu à luz várias semanas após a aquisição do vírus.

Duas horas após o parto, os exames de sangue revelaram que o recém-nascido apresentava níveis elevados de imunoglobulinas IgG e IgM, que atuam como anticorpos específicos para a Covid-19. Além disso, apresentou uma alta porcentagem de citocinas e glóbulos brancos, produzidos pelo sistema imunológico e podem ser um sinal de infecção.

Na segunda investigação, especialistas do Hospital Zhongnan, também em Wuhan, analisaram amostras de sangue de seis bebês quanto a anticorpos para SARS-CoV-2 e descobriram que dois deles também apresentavam quantidades elevadas de IgM, como no caso descrito acima.

Embora se saiba que as IgGs passam de mãe para filho durante a gravidez, as IgMs são muito grandes para atravessar a placenta. Portanto, existe a possibilidade de o bebê produzir IgM após o vírus atravessar a placenta.

Apesar dos resultados, nenhuma das três crianças suspeitas apresentou resultado positivo para o vírus. Isso significa que ainda não está claro se algum deles foi realmente infectado ou se pode haver outro motivo para a presença de IgM.

Outra explicação que os especialistas consideram é um dano ou anormalidade nas placentas das mães que, de alguma forma, permitiu a passagem dos anticorpos mencionados acima em direção ao organismo de seus filhos.

São necessárias mais evidências
Os autores dos dois artigos destacam as limitações de seus trabalhos, dado o pequeno tamanho da amostra e a falta de mais evidências para corroborar suas conclusões.

Além disso, a partir da análise editorial, eles afirmam que os testes de IgM podem ser propensos a resultados falso-positivos e falso-negativos e, geralmente, não são utilizados para diagnosticar infecções adquiridas no útero.

A equipe de pesquisa está ciente de que “são necessários mais estudos”, mas considera que são dados importantes para “entender as características sorológicas de bebês cujas mães estão infectadas com SARS-CoV-2”.

Fonte: RT

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Audiência pública sobre o fracking no STJ : uma das maiores ameaças à saúde humana e prejuízos ao agronegócio e às mulheres do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 11 de dezembro de 2025, uma audiência pública de importância crucial para o futuro energético e ambiental do Brasil. O evento coloca em debate a exploração de gás de xisto (shale gas) por meio do fraturamento hidráulico (fracking), uma técnica não-convencional que, segundo dados e subsídios científicos compilados pelo Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Roteiro brasileiro para fim dos combustíveis fósseis começa a sair do papel

Lula dá 60 dias para os ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Minas e Energia, e Casa Civil apresentarem as diretrizes para a transição energética justa, mas condiciona financiamento à exploração de petróleo e gás O despacho publicado ontem no Diário Oficial da União onde o presidente Lula convoca os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Meio Ambiente e mais a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Direitos humanos e violência política são temas de roda de conversa nesta quarta (10)

A atividade realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, roda de conversa sobre Direitos Humanos e Violência Política, acontece às 9h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O encontro, iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), tem como objetivo fortalecer a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: STJ:audiência pública discute fracking e impactos ambientais na exploração de gás de xisto

Por Gabriela da Cunha Rio, 8/12/2025 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta quinta-feira, 11, a possibilidade de uso do fraturamento hidráulico (fracking) na exploração de óleo e gás de xisto, durante audiência pública convocada pela Primeira Seção sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. No primeiro bloco, apresentarão argumentos o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo,

Leia Mais »