+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Levante do Maretório: Comunidades costeiras da Amazônia se mobilizam para a COP 30

Evento em Castanhal (PA) reuniu 70 lideranças extrativistas para discutir impactos do petróleo, mudanças climáticas e estratégias de incidência política

Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, a cidade de Castanhal, no Pará, foi palco do “Levante do Maretório: caminhos das comunidades da costa Amazônica para a COP 30”, um encontro que reuniu cerca de 70 lideranças das Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas e Costeiras dos estados do Pará e Maranhão. 

O evento marcou um importante momento de articulação entre comunidades tradicionais, jovens e mulheres da região, com foco no fortalecimento da rede de associações e na preparação para a COP 30, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém.

Representando o Instituto Internacional ARAYARA, a Coordenadora de Oceano e Águas, Kerlem Carvalho, participou ativamente do encontro e conduziu uma palestra sobre “Exploração de Petróleo e Gás na Margem Equatorial”. A atividade abordou estudos sobre os impactos da pesca e da sísmica, promovendo um espaço de troca técnica e social voltado à construção de estratégias de resistência e incidência política diante das ameaças à costa amazônica.

Kerlem Carvalho, oceanógrafa e coordenadora de Oceano e águas da ARAYARA, ministra curso durante o Levante do Maretório.

 

“Nosso papel é contribuir para que as comunidades costeiras tenham voz e instrumentos técnicos para defender seus territórios e modos de vida, especialmente diante dos desafios da expansão do petróleo e das mudanças climáticas”, destacou Kerlem Carvalho.

Além de Kerlem, também estiveram presentes Sara Ribeiro, a Gerente de Relações Institucionais da ARAYARA, e Renata Sembay, Coordenadora de Mobilização, reforçando o compromisso institucional da organização com a proteção dos ecossistemas marinhos e a promoção de uma transição energética justa e sustentável.

O Levante do Maretório teve como objetivos centrais:

O encontro representou mais um passo na construção coletiva de soluções climáticas baseadas em saberes tradicionais e na defesa do território costeiro amazônico, reforçando a importância do diálogo entre ciência, comunidades e políticas públicas, avalia Sara Ribeiro.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

“O nosso mangue tem valor com gente”

Grito de  povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico ecoa na COP30   Comunidades da costa amazônica lançaram neste sábado (15/11) o  documento “O GRITO DO MANGUE PELO CLIMA”. Elaborado por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, o material reúne análises e reivindicações de populações que vivem na linha de frente da

Leia Mais »

Territórios indígenas sob pressão: impactos de petróleo, mineração e agronegócio são debatidos durante a COP30

No dia 14 de novembro, o Arayara Amazon Climate Hub sediou a mesa-redonda “Territórios indígenas na mira de grandes empreendimentos: do petróleo à mineração”, organizada por organizações de base indígena de diversas regiões e biomas do Brasil. O encontro reuniu lideranças de diferentes regiões do país para debater os impactos de empreendimentos de desenvolvimento — como mineração, petróleo, gás, hidrelétricas

Leia Mais »

Risco de Sacrifício: Amazônia Debate a Mineração Estratégica e a Corrida por Minerais na Transição Energética

A crescente demanda global por minerais essenciais à descarbonização coloca a Amazônia diante de uma encruzilhada perigosa. O painel “Amazonía y Transición Energética Justa: Propuestas para Abordar la Minería y los Derechos de Pueblos Indígenas y Comunidades Locales”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub, reuniu lideranças pan-amazônicas e especialistas para debater como garantir que a busca por cobre e lítio

Leia Mais »

Workshop no Amazon Climate Hub debate impactos do fracking e pressiona setor de petróleo e gás por responsabilidade ambiental

Oito países entre Europa e América Latina já aboliram a técnica de extração por fracking. Na Colômbia, ambientalista e sociedade civil  tentam extinguir a prática, mas País continua vulnerável e sob pressão do governo que defende o fracking como ferramenta de soberania energética.  O Arayara Amazon Climate Hub sediou, na manhã desta sexta-feira (14/11), o workshop “Making Polluters Pay: How

Leia Mais »