+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: “Assegurar a integridade da Amazônia é assegurar nosso futuro”

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) integrou o Seminário Preparatório para a COP30 da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (9), com a apresentação de dados e prioridades para a conferência do clima em Belém, de 10 a 21 de novembro.

“Estamos a 60 dias do que entendo ser o evento do século para a humanidade: a COP30 na floresta. Portanto, a visão da floresta torna-se ainda mais fundamental na discussão, afinal, não existe nenhuma possibilidade de o planeta cumprir com as metas climáticas sem a integridade da Amazônia garantida”, ressaltou André Guimarães, diretor executivo do IPAM e enviado especial da presidência da COP30 para a sociedade civil.

Guimarães lembrou os serviços ecossistêmicos oferecidos pela floresta amazônica para a regulação do clima, como a produção de chuvas que irrigam não só o Brasil, mas países do Cone Sul, América Central e até o sul dos Estados Unidos. Ainda, destacou o papel do bioma na manutenção da segurança alimentar global ao prover a chuva necessária para cerca de 90% da agricultura nacional.

“Priorizar florestas é uma decisão central da presidência da COP30. É importante ver a conservação para além da agenda ambiental, pois é também uma agenda estratégica para a estabilidade econômica do país. Assegurar a integridade da Amazônia é assegurar nosso futuro. Nós, brasileiros, temos a responsabilidade de fazer com que Belém tenha sucesso, em um papel delicado e cuidadoso para conduzir a humanidade ao paradigma da sustentabilidade e não ao paradigma da desarmonia”, defendeu o diretor.

Iniciativas como o TFFF (Fundo Florestas Tropicais Para Sempre) foram citadas por Guimarães como exemplo de caminhos para a valorização da Amazônia viva e saudável, com recursos para o desenvolvimento sustentável da região e seus povos.

Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação da Presidência da COP30, elencou as principais agendas da conferência: “Nesta COP a gente tem três grandes prioridades: a primeira delas é trabalhar para avançar no multilateralismo; a segunda prioridade é acelerar a implementação, buscando uma virada de chave em todas as frentes; e a terceira é aproximar a discussão do clima da vida das pessoas”, disse.

“A gente tem um papel importante de chegar na COP com uma boa reputação do Brasil, mostrando nosso celeiro de soluções e como estamos avançando com o cumprimento da nossa NDC [Contribuição Nacionalmente Determinada], mas também com um olhar estratégico do que a gente quer com a comunidade internacional, nos colocando para a ação concreta junto a outros atores”, acrescentou Cerqueira.

Também participaram do seminário Eduardo Sfoglia, chefe da Assessoria Especial Internacional do Ministério da Pesca e Aquicultura; Murilo Amatneeks, coordenador de Advocacy da Plataforma Cipó; Alice Piva, jovem embaixadora do Movimento Escazú Brasil; Sara Ribeiro, gerente de Relações Institucionais do Instituto Arayara; Mariana Galdino, coordenadora de Incidência do Instituto Decodifica; e Neila Lameira, membro da Coalizão da COP das Baixadas.

A reunião conjunta das comissões de Legislação Participativa e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi presidida pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP) atendeu a requerimentos da Subcomissão Especial da COP30, do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) e da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ).

Fonte: Ipam Amazônia

Foto: Reprodução / Ipam Amazônia

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Lobby compromete negociações sobre fim dos combustíveis fósseis

Posições nacionais contrárias ao mapa do caminho para o fim dos combustíveis fósseis têm forte atuação de lobistas, avaliam especialistas. Uma questão se arrasta desde conferências do clima anteriores à COP30: a presença massiva de lobistas da indústria dos combustíveis fósseis. Belém recebeu mais de 1.600 deles, mostrou uma uma análise da coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO), um número maior que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘Chance de crescer’ e ‘atrapalhava quem produz’: o que pensa a bancada do agro sobre o novo licenciamento ambiental

Medida Provisória que restabelece dispositivos vetados por Lula e amplia flexibilizações foi aprovada na Câmara na terça Os deputados Zé Vitor e Capitão Alberto Neto defendem o texto  Câmara Aprova MP que Flexibiliza Licenciamento Ambiental; Críticos Alertam para Riscos A Câmara aprovou a Medida Provisória que flexibiliza o licenciamento ambiental, restaurando trechos vetados por Lula. O Senado deve votar em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘O canto da sereia do lobby dos fósseis e os interesses políticos superaram a razão e a ciência climática’

Entrevista com Nicole Figueiredo Oliveira e Juliano Bueno | BRASIL A CIVICUS discute a cúpula climática COP30 com Juliano Bueno e Nicole Figueiredo Oliveira, diretor técnico e diretora executiva do Instituto Internacional Arayara, uma organização brasileira que trabalha pela distribuição justa e sustentável de recursos. Entre 10 e 22 de novembro, Belém sediou a COP30 no coração da Amazônia brasileira,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença Ambiental Especial passa no Senado e segue para sanção

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, a Medida Provisória 1.308/2025, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelos governos federal e estadual. A matéria segue para a sanção da Presidência da República. Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou 63 trechos do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que institui a Lei Geral

Leia Mais »