+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Dados do Monitor Energia integram nota da FNCE contra a recontratação da usina Candiota

Dados do Monitor Energia do Instituto Internacional ARAYARA integram nota publicada pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), que ganhou destaque hoje (14) em matérias publicadas nos portais O GloboEIXOS ,  Portal Tela, Isto É Dinheiro e UOL.

A FNCE criticou a possível recontratação da usina de Candiota, defendendo o fim da geração a carvão no Brasil. Dados do estudo lançado pela ARAYARA em dezembro  do ano passado,  UTE Candiota 2050 – O futuro insustentável da produção de energia elétrica a partir do carvão mineral subsidiado foram mencionados pela frente em nota que também defende que governo encontre alternativas para as comunidades que dependem do carvão mineral. Os dados fazem parte do Monitor de Energia, plataforma online com estudos, dados, infográficos e legislações sobre a matriz energética do Brasil.

Acesse a nota emitida pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia: Nota_FNCE_MP do Carvão_13022025 (1).docx (3)

 

De acordo com o estudo, o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do Brasil, sendo que 40% estão em Candiota. A cidade abriga as usinas de Candiota e Pampa Sul, tornando-se o maior emissor de gases do efeito estufa do estado. A UTE Candiota III já emitiu 21,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente, e ambas as usinas estão entre as maiores emissoras do Sistema Interligado Nacional.

Em reunião no Ministério de Minas e Energia esta semana, a bancada gaúcha e o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), pediram a edição de uma medida provisória que garanta a volta ao funcionamento de Candiota.

Seria uma alternativa à derrubada dos vetos da lei das eólicas offshore, sancionada em janeiro sem os dispositivos que previam a recontratação de termelétricas a gás e a carvão.

Sobre a FNCE

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia, da qual o Instituto Internacional ARAYARA é membro fundador e ocupa uma cadeira no Conselho de Gestão,  é uma coalizão que reúne organizações de diversos segmentos para participar ativamente das discussões sobre o Setor Elétrico Brasileiro. Sua atuação foca na formulação e acompanhamento de políticas públicas para defender os interesses de todos os consumidores de energia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Protesto alerta para a expansão de projetos fósseis facilitados pelo “PL da Devastação”

Nesta terça-feira (17h), em frente ao Congresso Nacional, ativistas realizaram um protesto contra o oportunismo fóssil. Segundo os ambientalistas, o “PL da Devastação” (PL 2.159/2021) abre caminho inédito para a expansão desenfreada de grandes empreendimentos fósseis no país. A demonstração faz parte da campanha contra o PL 2.159/2021, que atualmente pressiona o presidente Lula pelo veto integral ao projeto através

Leia Mais »

‘Sem mangue, sem beat’: organizações se mobilizam para proteger último manguezal não urbano de Pernambuco

Movimento cobra a criação de reserva extrativista para garantir biodiversidade e o modo de vida de pescadores e marisqueiras   Como seria a vida no litoral sem os manguezais? Essa é a pergunta que tem mobilizado mais de 30 instituições da sociedade civil — entre elas o Instituto Internacional ARAYARA —, além de pescadores artesanais, comunidades tradicionais do sul de

Leia Mais »

Contradições na política energética expõem dilemas do Brasil às vésperas da COP30

A recente aprovação, pelo Ministério de Minas e Energia (MME), da minuta de contrato de energia de reserva para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina, expôs de forma contundente o desalinhamento entre a política energética brasileira e os compromissos climáticos assumidos pelo país no Acordo de Paris — justamente às vésperas da COP30, que o Brasil sediará em

Leia Mais »

Colaboradora da Arayara lança livro sobre mudanças climáticas e direitos humanos em evento internacional

A pesquisadora e PhD em energia Hirdan Costa, colaboradora da ARAYARA, lançou nesta segunda-feira (21) o livro “Mudanças climáticas e direitos humanos: aspectos de litigância estratégica”, durante o Congresso Internacional DILLAPS (Diálogos Latino-Americanos para Pesquisas e Práticas Sustentáveis). A obra apresenta três eixos principais. O primeiro discute os conceitos de justiça climática e socioambiental, destacando as conexões entre as mudanças

Leia Mais »