+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Dados do Monitor Energia integram nota da FNCE contra a recontratação da usina Candiota

Dados do Monitor Energia do Instituto Internacional ARAYARA integram nota publicada pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), que ganhou destaque hoje (14) em matérias publicadas nos portais O GloboEIXOS ,  Portal Tela, Isto É Dinheiro e UOL.

A FNCE criticou a possível recontratação da usina de Candiota, defendendo o fim da geração a carvão no Brasil. Dados do estudo lançado pela ARAYARA em dezembro  do ano passado,  UTE Candiota 2050 – O futuro insustentável da produção de energia elétrica a partir do carvão mineral subsidiado foram mencionados pela frente em nota que também defende que governo encontre alternativas para as comunidades que dependem do carvão mineral. Os dados fazem parte do Monitor de Energia, plataforma online com estudos, dados, infográficos e legislações sobre a matriz energética do Brasil.

Acesse a nota emitida pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia: Nota_FNCE_MP do Carvão_13022025 (1).docx (3)

 

De acordo com o estudo, o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do Brasil, sendo que 40% estão em Candiota. A cidade abriga as usinas de Candiota e Pampa Sul, tornando-se o maior emissor de gases do efeito estufa do estado. A UTE Candiota III já emitiu 21,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente, e ambas as usinas estão entre as maiores emissoras do Sistema Interligado Nacional.

Em reunião no Ministério de Minas e Energia esta semana, a bancada gaúcha e o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), pediram a edição de uma medida provisória que garanta a volta ao funcionamento de Candiota.

Seria uma alternativa à derrubada dos vetos da lei das eólicas offshore, sancionada em janeiro sem os dispositivos que previam a recontratação de termelétricas a gás e a carvão.

Sobre a FNCE

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia, da qual o Instituto Internacional ARAYARA é membro fundador e ocupa uma cadeira no Conselho de Gestão,  é uma coalizão que reúne organizações de diversos segmentos para participar ativamente das discussões sobre o Setor Elétrico Brasileiro. Sua atuação foca na formulação e acompanhamento de políticas públicas para defender os interesses de todos os consumidores de energia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA marca presença nos principais eventos pré-COP30 sobre clima e transição energética

Na semana que antecede a COP30, o Instituto Internacional ARAYARA teve participação de destaque nos principais eventos nacionais e internacionais sobre clima e energia, reforçando seu papel de liderança técnica e de advocacy na promoção de uma transição energética justa e sustentável. Entre os dias 4 e 7 de novembro, a especialista em Energia da ARAYARA, Prof.ª Dra. Hirdan Catarina

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: STJ discute uso do fracking em audiência pública em dezembro

Tribunal federal promove evento em 11 de dezembro para debater a exploração de recursos energéticos não convencionais no Brasil O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou a realização de uma audiência pública no dia 11 de dezembro, às 9h, no auditório da Primeira Seção, para discutir a exploração de recursos energéticos de fontes não convencionais, como óleo e gás de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Por que a América Latina não consegue abrir mão do petróleo

Às vésperas da COP30, Lula se apresentou como líder ambiental, destacando a queda no desmatamento da Amazônia desde que assumiu a presidência. Por isso, ambientalistas ficaram consternados quando, semanas antes da reunião em Belém, o governo aprovou o pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas. “Enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora riqueza que

Leia Mais »