+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Incêndios florestais na Austrália: uma grave emergência de saúde sob as mudanças climáticas

Incêndios florestais podem ser catastróficos para a vida

A Austrália está queimando. New South Wales e Queensland declararam estado de emergência depois de ver um novo recorde em perdas de propriedades durante esta temporada de incêndio. Recentemente, “incêndios perto de mim” se tornaram as palavras mais pesquisadas do Google na Austrália. As condições de incêndio sem precedentes ameaçaram vidas e casas. Pelo menos 2,7 milhões de hectares de Nova Gales do Sul foram queimados desde setembro de 2019, o que foi um início muito mais precoce da temporada de incêndios do que nos anos anteriores. A área queimada é três vezes maior que 2019 em incêndios na Amazônia (906.000 hectares) e ainda está em expansão.

Os incêndios florestais em andamento confirmaram os avisos dos pesquisadores há vários anos sobre o aumento dos incêndios florestais devido às mudanças climáticas na Austrália. Os incêndios florestais na Austrália foram promovidos tanto pela diminuição das chuvas quanto pelo aumento das temperaturas extremamente quentes. A falta de chuva torna a vegetação muito seca e inflamável. A Austrália aqueceu mais de 1 ° C desde 1910. O clima quente na Austrália foi acompanhado por ondas de calor caracterizadas por maior frequência de ocorrência, duração e temperaturas máximas.

Em 2019, ambos os estados entraram na temporada de incêndios florestais após um ano de temperaturas quentes e baixas chuvas, colocando muitos distritos sob alto risco de incêndios florestais. Uma situação semelhante ocorreu nos incêndios do Sábado Negro de 2009 em Victoria, quando Melbourne atingiu uma alta temperatura recorde (46,4 ° C) após uma longa seca.

As mudanças climáticas continuarão a exacerbar as condições catastróficas dos incêndios florestais. Estima-se que os dias com risco alto a extremo de incêndio aumentem de 15 a 70% até 2050 e mais de 100% até 2100, em comparação com 2010.1 Embora alguns políticos afirmem que a ação climática é muito cara, o aumento a intensidade e a frequência dos incêndios florestais indicam claramente que o preço da inação climática é ainda mais alto. Infelizmente, o governo australiano não se engajou bem na ação climática na última década.10 A Austrália está no caminho de cumprir menos da metade de suas metas de redução de emissões de carbono, que devem reduzir as emissões em 26 a 28% em relação a 2005, até 2030 e alcançar emissões zero líquidas até 2050.

Sem uma ação climática imediata e eficiente, incêndios catastróficos se tornarão um desastre comum e poderão destruir o futuro da Austrália e possivelmente da humanidade.

Leia na íntegra o texto original aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Statement of Rejection of the Contract Between the Ministry of Mines and Energy (MME) and the Jorge Lacerda Thermal Power Complex

The International Institute ARAYARA and the National Front of Energy Consumers (FNCE) publicly express their strongest rejection of the approval of the draft Reserve Energy Contract for the Jorge Lacerda Thermal Power Complex (CER-CTJL), under the Just Energy Transition Program (TEJ), established by Law No. 14,299 of January 5, 2022. The contract, to be signed between Diamante Geração de Energia

Leia Mais »

Oficina em São Paulo discute transição energética e o futuro da Petrobras

Representantes do Observatório do Clima, do Grupo de Trabalho em Energia — entre eles o Instituto Internacional ARAYARA — participaram na última terça-feira (7/7) de uma oficina em São Paulo (SP) para avançar no estudo “Petrobras que Precisamos”. O encontro, realizado na sede da Ação Educativa, discutiu os caminhos para que a estatal assuma um papel de protagonismo na transição

Leia Mais »

Nota de Repúdio ao contrato entre o MME e o Complexo Termelétrico JORGE LACERDA

O Instituto Internacional ARAYARA e a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio à aprovação da minuta do Contrato de Energia de Reserva do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CER-CTJL), no âmbito do Programa de Transição Energética Justa (TEJ), previsto na Lei nº 14.299, de 5 de janeiro de 2022. O contrato, a

Leia Mais »

Nova versão do Monitor Amazônia Livre de Petróleo e gás revela dados inéditos e funcionalidades ampliadas

O Instituto Internacional ARAYARA anunciou uma nova atualização do Monitor Amazônia Livre de Petróleo, plataforma digital que reúne dados sobre a expansão da exploração de petróleo e gás em uma das regiões mais biodiversas e sensíveis do planeta: a Amazônia. A ferramenta, que já era referência em transparência ambiental, ganhou agora novas funcionalidades que ampliam sua capacidade de análise sobre

Leia Mais »