+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Incêndios florestais na Austrália: uma grave emergência de saúde sob as mudanças climáticas

Incêndios florestais podem ser catastróficos para a vida

A Austrália está queimando. New South Wales e Queensland declararam estado de emergência depois de ver um novo recorde em perdas de propriedades durante esta temporada de incêndio. Recentemente, “incêndios perto de mim” se tornaram as palavras mais pesquisadas do Google na Austrália. As condições de incêndio sem precedentes ameaçaram vidas e casas. Pelo menos 2,7 milhões de hectares de Nova Gales do Sul foram queimados desde setembro de 2019, o que foi um início muito mais precoce da temporada de incêndios do que nos anos anteriores. A área queimada é três vezes maior que 2019 em incêndios na Amazônia (906.000 hectares) e ainda está em expansão.

Os incêndios florestais em andamento confirmaram os avisos dos pesquisadores há vários anos sobre o aumento dos incêndios florestais devido às mudanças climáticas na Austrália. Os incêndios florestais na Austrália foram promovidos tanto pela diminuição das chuvas quanto pelo aumento das temperaturas extremamente quentes. A falta de chuva torna a vegetação muito seca e inflamável. A Austrália aqueceu mais de 1 ° C desde 1910. O clima quente na Austrália foi acompanhado por ondas de calor caracterizadas por maior frequência de ocorrência, duração e temperaturas máximas.

Em 2019, ambos os estados entraram na temporada de incêndios florestais após um ano de temperaturas quentes e baixas chuvas, colocando muitos distritos sob alto risco de incêndios florestais. Uma situação semelhante ocorreu nos incêndios do Sábado Negro de 2009 em Victoria, quando Melbourne atingiu uma alta temperatura recorde (46,4 ° C) após uma longa seca.

As mudanças climáticas continuarão a exacerbar as condições catastróficas dos incêndios florestais. Estima-se que os dias com risco alto a extremo de incêndio aumentem de 15 a 70% até 2050 e mais de 100% até 2100, em comparação com 2010.1 Embora alguns políticos afirmem que a ação climática é muito cara, o aumento a intensidade e a frequência dos incêndios florestais indicam claramente que o preço da inação climática é ainda mais alto. Infelizmente, o governo australiano não se engajou bem na ação climática na última década.10 A Austrália está no caminho de cumprir menos da metade de suas metas de redução de emissões de carbono, que devem reduzir as emissões em 26 a 28% em relação a 2005, até 2030 e alcançar emissões zero líquidas até 2050.

Sem uma ação climática imediata e eficiente, incêndios catastróficos se tornarão um desastre comum e poderão destruir o futuro da Austrália e possivelmente da humanidade.

Leia na íntegra o texto original aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Contribuições do ARAYARA para os Mapas do Caminho – COP30 apontam caminhos para a transição justa longe dos combustíveis fósseis

Introdução O Instituto Internacional ARAYARA é uma organização de utilidade pública federal, membra do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros órgão colegiados pelo Brasil, e da sociedade civil brasileira que atua na promoção da justiça climática, na defesa socioambiental e na transição energética energética justa. Com base em sua atuação no Brasil e

Leia Mais »

ARAYARA Proposes Solutions for a Just Energy Transition for the 1st Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels

Introduction The organizing team of the First Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels (https://transitionawayconference.com/), to be held in Santa Marta, Colombia, from April 24-29, 2026, and co-sponsored by the Governments of Colombia and the Netherlands, has opened a consultation for participation in Methodological Stage 1 of the Conference. Written contributions focus on practical solutions around three thematic pillars: (i)

Leia Mais »

ARAYARA propõe soluções para uma transição energética justa para a 1ª Conferência sobre a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis

Introdução A equipe organizadora da Primeira Conferência sobre a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis (https://transitionawayconference.com/), que será realizada em Santa Marta (Colômbia), de 24 a 29 de abril de 2026, e copatrocinada pelos Governos da Colômbia e dos Países Baixos, abriu consulta para participação da Etapa Metodológica 1 da Conferência. As contribuições escritas se concentram em soluções práticas em

Leia Mais »

Reunião na ALEP Debate Novo Código Florestal do Paraná e Revela Pontos Críticos

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião pública para debater o Projeto de Lei nº 80/2026, que propõe a criação de uma nova Política Ambiental de Proteção, Gestão e Uso Sustentável da Vegetação no estado, na prática, um novo Código Florestal estadual. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Goura (PDT), reuniu representantes do poder

Leia Mais »