+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Tribunal de Contas do Estado do Maranhão participa da campanha Não Fracking Brasil

Reunião contou com participação do conselheiro presidente do TCE-MA

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de  grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A equipe de campanha contra o fracking (ARAYARA.org e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida) participou de uma reunião com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA – no dia 02 de setembro de 2022. A visita à sede do TCE tinha o objetivo de explicar sobre os impactos do fracking na economia e nos gastos públicos do estado.

Washington Luiz de Oliveira, conselheiro presidente do TCE-MA, assistiu à capacitação realizada pela campanha Não Fracking Brasil e demonstrou preocupação com as questões que envolvem as atividades econômicas que serão altamente impactadas pelo método de extração não convencional de gás de xisto, o chamado fraturamento hidráulico, ou “fracking”. Na reunião, Oliveira firmou um compromisso de realizar, em conjunto com a COESUS, um seminário técnico sobre os impactos do fracking na economia dos municípios e do estado maranhense.

“Trata-se de uma questão que merece a máxima atenção dos poderes e órgãos públicos e que, no âmbito da esfera do controle externo, será objeto de estudo e acompanhamento a partir de agora”, disse o conselheiro.

O fracking tem efeitos negativos na economia dos municípios, como o aumento de doenças causadas por conta da técnica e a falta de recursos hídricos. O mais impactado é o setor da agricultura, em que os alimentos ficam contaminados e impróprios para o consumo. Por isso, é de grande importância o interesse e engajamento do TCE-MA no assunto e a proatividade em prevenir a população.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Mega-Sena do Carvão Mineral: O prêmio de R$ 1 bilhão que o brasileiro pagou na conta de luz em 2025 para o setor elétrico carbonífero

O prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão da Mega da Virada 2025 não é apenas o maior já pago aos apostadores: ele se aproxima do montante bilionário que o Governo Federal, sobre as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, destinou em subsídios a apenas duas termelétricas a carvão mineral na Região Sul do Brasil no ano passado.    O

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »