+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Arayara.org leva pauta do gás para o 10º Fórum Social Pan-Amazônico

Começa em Belém do Pará a décima edição do evento latino americano com o tema: Tecendo o esperançar nas Amazônias

Do dia 28 a 31 de Julho, em Belém (PA), acontece a 10ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), evento originado do Fórum Social Mundial, que se propõe a debater questões socioambientais relacionadas à Amazônia e seus povos. A diretora da Arayara.org, Kátia Barros, representará o instituto no evento, apresentando campanhas da organização, que têm como foco a transição energética justa, sustentável e inclusiva.

Para a Arayara.org é essencial barrar a expansão dos combustíveis fósseis no Brasil, especialmente na região amazônica, impedindo novas termoelétricas movidas a gás e outros combustíveis não renováveis além de fortalecer a luta de 10 anos para impedir que a extração não convencional de gás conhecida como fracking ou fraturamento hidráulico aconteça no país.

O Fospa é considerado o maior evento de debate social sobre a região amazônica e reúne diversos movimentos e organizações sociais do Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Segundo informações do site do evento, trata-se de “um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal.”

A programação está riquíssima e pode ser conferida clicando aqui. Todo o evento será realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »