Arayara.org leva pauta do gás para o 10º Fórum Social Pan-Amazônico - Instituto Internacional Arayara
+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Começa em Belém do Pará a décima edição do evento latino americano com o tema: Tecendo o esperançar nas Amazônias

Do dia 28 a 31 de Julho, em Belém (PA), acontece a 10ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), evento originado do Fórum Social Mundial, que se propõe a debater questões socioambientais relacionadas à Amazônia e seus povos. A diretora da Arayara.org, Kátia Barros, representará o instituto no evento, apresentando campanhas da organização, que têm como foco a transição energética justa, sustentável e inclusiva.

Para a Arayara.org é essencial barrar a expansão dos combustíveis fósseis no Brasil, especialmente na região amazônica, impedindo novas termoelétricas movidas a gás e outros combustíveis não renováveis além de fortalecer a luta de 10 anos para impedir que a extração não convencional de gás conhecida como fracking ou fraturamento hidráulico aconteça no país.

O Fospa é considerado o maior evento de debate social sobre a região amazônica e reúne diversos movimentos e organizações sociais do Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Segundo informações do site do evento, trata-se de “um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal.”

A programação está riquíssima e pode ser conferida clicando aqui. Todo o evento será realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).