+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

UTE Brasília: comunidade reage à falta de transparência sobre termelétrica em seminários no DF

O Instituto Internacional ARAYARA intensificou, nos últimos dias, sua mobilização contra a instalação da Usina Termelétrica Brasília (UTE Brasília), participando de uma série de eventos e encontros comunitários no Distrito Federal que evidenciaram o desconhecimento da população sobre o empreendimento e seus potenciais impactos socioambientais.

No dia 31 de maio, durante o seminário “Debatendo as Cidades”, promovido pelo gabinete do deputado distrital Max Maciel, no Sol Nascente, a mobilizadora da ARAYARA, Larissa Cordeiro, alertou para a falta de informação da comunidade sobre o projeto da termelétrica. Segundo ela, a ausência de comunicação eficiente sobre o empreendimento revela a fragilidade dos mecanismos de transparência e participação pública.

Larissa Cordeiro, mobilizadora da ARAYARA, fala sobre os impactos da UTE Brasília para a comunidade do Sol Nascente.

Durante o evento, foi reforçada a importância da presença da população na audiência pública marcada para 17 de junho, às 19h, no Complexo Cultural de Samambaia. Também foi destacada uma contradição evidente: enquanto a ADASA havia concedido outorga hídrica para a UTE Brasília, a Floresta da Nazaré, referência em agroecologia urbana há mais de 15 anos, enfrenta dificuldades para obter autorização de uso da água para irrigação por cisterna — comprometendo a produção de hortaliças que alimentam famílias em situação de insegurança alimentar.

Xô Termelétrica

Já no dia 5 de junho, Larissa participou do seminário Justiça Climática e Saúde nas Periferias, promovido pelo Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria-Geral da Presidência. Em ato silencioso, ela exibiu a bandeira com os dizeres “Tem cheiro de gás”, chamando atenção para os riscos à saúde que a usina traria à população do DF.

Apesar de abordar temas como racismo ambiental e vulnerabilidade climática, o seminário não mencionou a instalação da usina, o que motivou a intervenção da ARAYARA. “Como um evento dessa magnitude não discute uma termelétrica que pode afetar diretamente a saúde de milhares na capital do país?”, questionou a mobilizadora.

Impactos ambientais e na saúde 

De acordo com estudos da ARAYARA, o Relatório de Impacto Ambiental da usina termelétrica em Brasília, elaborado pela empresa Ambientare, identificou 26 impactos, sendo 22 negativos e apenas 4 positivos. Entre os principais danos estão alterações na qualidade do ar, ruídos, poluição da água e riscos à fauna e à saúde da população. O engenheiro John Wurdig, do Instituto Internacional ARAYARA, alerta que o DF já sofre com doenças respiratórias durante a seca, e a termelétrica agravaria o quadro. O relatório também aponta interferências diretas em áreas como Ceilândia e Sol Nascente.

No último domingo (8), a ARAYARA se reuniu com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), em uma roda de conversa sobre os impactos da UTE Brasília. A discussão ocorreu na horta comunitária da QR 127 de Samambaia Norte, localizada próxima ao aterro sanitário de Brasília e uma das áreas que será diretamente impactada caso a usina seja instalada.

O MTD, que promove segurança alimentar por meio da agricultura urbana, relatou preocupação com o agravamento das condições ambientais e sociais na região, que já carece de infraestrutura básica, como unidades de saúde, escolas e espaços de lazer. Com a chegada da termelétrica, teme-se o aumento de doenças respiratórias — já intensificadas no período seco do DF — sem o devido suporte da rede pública de saúde, que enfrenta déficit de cobertura e colapso nos serviços essenciais.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Contribution: Roadmap on the Transition Away from Fossil Fuels in a Just, Orderly and Equitable Manner

Introduction ARAYARA International Institute is a federally recognized public interest organization, a member of the National Environmental Council and the National Water Resources Council, among other collegiate bodies in Brazil, and part of Brazilian civil society. It works to promote climate justice, socio-environmental protection, and a just energy transition. Based on its activities in Brazil and Latin America, the Institute

Leia Mais »

Na mídia | Transição energética ganha nova ferramenta no Brasil

Por: plurale.com.br Em Brasília, no próximo dia 27 de abril, o Instituto Internacional Arayara apresenta a representantes de órgãos do governo, especialistas, educadores, estudantes,ativistas e profissionais de diversas áreas o Monitor de Energia, ferramenta colaborativa que traz informações técnicas importantes para o entendimento do processo de transição energética. A plataforma interativa reúne dados, análises e visualizações sobre o setor energético

Leia Mais »

Contribuições do ARAYARA para os Mapas do Caminho – COP30 apontam caminhos para a transição justa longe dos combustíveis fósseis

Introdução O Instituto Internacional ARAYARA é uma organização de utilidade pública federal, membra do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros órgão colegiados pelo Brasil, e da sociedade civil brasileira que atua na promoção da justiça climática, na defesa socioambiental e na transição energética energética justa. Com base em sua atuação no Brasil e

Leia Mais »

ARAYARA Proposes Solutions for a Just Energy Transition for the 1st Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels

Introduction The organizing team of the First Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels (https://transitionawayconference.com/), to be held in Santa Marta, Colombia, from April 24-29, 2026, and co-sponsored by the Governments of Colombia and the Netherlands, has opened a consultation for participation in Methodological Stage 1 of the Conference. Written contributions focus on practical solutions around three thematic pillars: (i)

Leia Mais »