+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

TFFF garante US$ 3 Bi e Haddad celebra mecanismo inédito para proteger florestas

Apesar de o governo brasileiro ter sido surpreendido com a informação de que o Reino Unido não fará aportes ao TFFF, Ministros celebram o mecanismo inédito de financiamento de florestas para sempre.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou estar muito satisfeito e que “vai ter uma boa noite de sono” com a adesão de diversos países ao fundo de financiamento para as florestas em pé. “É um mecanismo inédito, desenvolvido pelo governo brasileiro nos últimos dois anos e hoje já tivemos o comprometimento de 3 bilhões de dólares da Noruega, anunciado na Cúpula do Clima, encontro que reúne chefes de estado antes da COP30. Só do que foi anunciado, Indonésia, Brasil Noruega e França, superamos 50% daquilo que nós imaginamos para o final do ano que vem”.

O Fundo de Florestas Tropicais para Sempre será constituido por aportes que formarão um capital com recursos diversificados, entre ações e títulos, com lucros distribuídos aos governos de países de florestas tropicais e investidores. Recursos que também terão parte destinada aos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Ainda de acordo com o Ministro Haddad, para cada 1 dólar alocado pelo setor publico, cerca de 4 dólares serão advindos de recursos privados.
A expectativa é que a Alemanha anuncie ainda estes dias apoio financeiro ao TFFF e que o Fundo receba mais adesões até o final da Conferência.

“Defender a preservação da floresta e a garantia de direitos aos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais que são os verdadeiros guardiões desse bioma sociobiodiverso é responsabilidade de todos nós. Proteger a floresta é importante, mas abrir para a exploração de petróleo e gás contradiz os esforços do TFFF. Esperamos que o Governo mostre coerência nessa COP30″, afirmou Nicole Figueiredo, diretora executiva do Instituto Internacional Arayara.

Texto e Foto por Fátima França/ Avenida Comunicação – ARAYARA.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »