+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

SP Climate Week reforça urgência de ação climática e aproxima debate do setor empresarial

O Instituto Internacional ARAYARA marcou presença, na última segunda-feira (4), na SP Climate Week. Iniciado no sábado (2), o evento conta com uma programação de mais de 100 atividades gratuitas voltadas ao futuro do clima no Brasil e no mundo.

A iniciativa reúne empresas, instituições acadêmicas, organizações do terceiro setor, governos e lideranças em ações distribuídas por toda a cidade, com agenda até o dia 8 de agosto.

Com expectativa de receber mais de 10 mil participantes, segundo os organizadores, o encontro tem como objetivo mobilizar recursos humanos, financeiros e intelectuais para impulsionar a sustentabilidade nos grandes centros urbanos.

A programação aborda temas como bioeconomia, soluções climáticas, agricultura e financiamento verde — assunto que também será central na COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).

No primeiro dia, o gerente jurídico da ARAYARA, Lucas Kannoa, acompanhou painéis sobre energia, tecnologias emergentes e o papel da inteligência artificial na mitigação climática. Foram apresentados exemplos práticos de startups e inovações em energia limpa, com foco em resiliência empresarial, descarbonização, redução de plásticos e restauração de oceanos.

Segundo Kannoa, a urgência foi o fio condutor das discussões. “Os temas centrais — energia, tecnologia e inteligência artificial aplicada à mitigação — convergiram para uma preocupação comum: o momento de agir é agora”, destacou.

 

A presença de grandes players do mercado de energia e petróleo, instituições financeiras e organizações da sociedade civil chamou a atenção do representante da ARAYARA. “O tema climático está cada vez menos restrito ao campo ambientalista e mais incorporado à lógica de negócios. Isso é positivo, porque o financiamento climático precisa estar na mesa de decisões, não só em acordos internacionais, mas também no dia a dia de empresas e governos”, afirmou.

Para ele, o tom das palestras foi unânime: não se trata mais de perguntar “se” haverá mudança, mas “quando” e “como”. “Há disposição para transformar cadeias produtivas, reduzir uso de plásticos, limpar o ar e restaurar os oceanos. O desafio é garantir que esses compromissos se convertam em políticas públicas e mudanças reais”, completou.

O evento segue até sexta-feira (8) e oferece experiências imersivas, painéis, exposições, rodadas de negócios e workshops, realizados em espaços como a PUC-SP, Hub Green Sampa, Aya Hub, entre outros centros culturais e de inovação. A programação completa está disponível no site.

Foto: Lucas Kannoa / ARAYARA

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ação Civil Pública pede a paralisação imediata da Usina de Candiota III

O Instituto Internacional Arayara protocolou uma Ação Civil Pública pedindo a paralisação imediata e definitiva das atividades da Usina Termelétrica (UTE) Candiota III. A iniciativa tem como base denúncias de crimes ambientais supostamente cometidos pelos operadores da planta. A ação é movida contra a empresa Âmbar Sul Energia S.A., responsável pela operação da usina, além da Agência Nacional de Energia

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ação na Justiça pede suspensão imediata da usina Candiota 3

O Instituto Internacional Arayara protocolou uma Ação Civil Pública contra as operadoras da Usina Termelétrica (UTE) Candiota 3, que utiliza carvão mineral como fonte de energia, exigindo a paralisação imediata e definitiva das atividades da planta, localizada no município de Candiota, no Rio Grande do Sul. Conforme nota da entidade, a ação tem como alvos a empresa Âmbar Sul Energia,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Arayara move ação civil pedindo suspensão da UTE Candiota

Usina à carvão no Rio Grande do Sul retomou operações em abril e é questionada por ambientalistas, que alegam infrações ambientais e emissões de gases fora dos padrões BRASÍLIA — O Instituto Arayara entrou com uma ação civil pública (ACP) contra a Âmbar Sul Energia alegando irregularidades na UTE Candiota III e pedindo a suspensão imediata das atividades. Na ação, o instituto alega histórico

Leia Mais »

Protesto alerta para a expansão de projetos fósseis facilitados pelo “PL da Devastação”

Nesta terça-feira (17h), em frente ao Congresso Nacional, ativistas realizaram um protesto contra o oportunismo fóssil. Segundo os ambientalistas, o “PL da Devastação” (PL 2.159/2021) abre caminho inédito para a expansão desenfreada de grandes empreendimentos fósseis no país. A demonstração faz parte da campanha contra o PL 2.159/2021, que atualmente pressiona o presidente Lula pelo veto integral ao projeto através

Leia Mais »