+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Proposta de criação da Política Federal do Biogás e do Biometano

O deputado federal Mário Heringer (PDT/MG) protocolou nesta segunda (27) o projeto de lei 2193/2020, que cria a Política Federal do Biogás e do Biometano – pretende incrementar investimentos em infraestrutura para a produção, distribuição e comercialização de biogás, biometano e biofertilizante.

O PL prevê 50% de desconto em IPI na aquisição de máquinas e equipamentos para diversas etapas da cadeia de biogás e biometano – produção, conversão de biogás em biometano, compressão e injeção na rede de gasodutos;

Além de desconto de 50% no IPI pra aquisição de ônibus movidos exclusivamente a gás natural e biometano por empresas de transporte público – Heringer propõe utilizar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para cobrir as renúncias fiscais previstas no PL.Também prevê a criação de linhas de crédito subsidiadas pelo BNDES para financiamento da produção de biogás e biometano. E o financiamento de projetos de pesquisa para o aumento da utilização de biogás e biometano e de biofertilizantes.

Há outros projetos voltados ao aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos, com foco em geração de energia. Na Câmara,  o PL 5697/2019, de Cleber Verde (Republicanos/MA) isenta de IPI as compras para as usinas geração de energia…

E o PL 2581/2019, de Felipe Carreras (PSB/PE), que inclui a isenção de PIS/Cofins sobre a venda de energia gerada em aterros sanitários.

No Senado, tema discutido no PLS 302/2018, de Hélio José (PROS/DF), que inclui a geração de energia na Política Nacional de Resíduo Sólidos. 

São pautas setoriais que dependem da retomada dos trabalhos das comissões temáticas da Câmara e do Senado, suspensas durante esse período de crise sanitária.

Fonte: epbr

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: COP30: alta nos preços das diárias de hóteis vira caso de Justiça

Nessa quarta (6/8), o Instituto Internacional Arayara entrou na Justiça para que se coloque um “freio” no aumento dos preços das estadias O Instituto Internacional Arayara entrou com uma Ação Civil Pública no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), nessa quarta-feira (6/8), contra o aumento abusivo nas diárias de hotéis, pousadas e plataformas de hospedagem em Belém (PA), às vésperas da Conferência das

Leia Mais »

COP 30: povos indígenas e mulheres à frente da luta climática

Em um dia marcado por debates sobre justiça climática, a Câmara dos Deputados sediou o Seminário COP 30: um compromisso com as vidas que sustentam os biomas, reunindo lideranças indígenas, representantes do governo e movimentos sociais.  O Instituto Internacional ARAYARA marcou presença no encontro, organizado pelas comissões de Amazônia e Povos Originários e Tradicionais, Defesa dos Direitos da Mulher e

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: PL da Devastação: razões para o veto

Projeto que afrouxa regras para licenciamento ambiental põe Brasil como um país insustentável em meio à crise climática global O PL 2159/2021, em vias de ser sancionado ou vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promove mudanças profundas — e perigosas — na legislação ambiental brasileira. As alterações propostas, apesar de apresentadas sob o discurso da “desburocratização”, significam, na prática, um

Leia Mais »