+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Primeiro Fórum de Transição Energética Justa e Sustentável da Região Carbonífera de Santa Catarina é lançado em Orleans

Orleans, Santa Catarina – Foi com ares de esperança para um futuro melhor para as próximas gerações que a cidade de Orleans, no sul do estado de Santa Catarina, inaugurou o primeiro fórum de transição energética justa e sustentável da região carbonífera. O evento, que aconteceu na manhã da última sexta-feira (12) na sede da CISAM-Sul (Consórcio intermunicipal de saneamento ambiental), foi promovido pela ARAYARA.ORG juntamente com líderes comunitários e representantes do poder público, reunindo moradores, técnicos e representantes de sindicatos para discutir caminhos para uma transição justa e sustentável na região.

Orleans foi escolhida para sediar o fórum por sua histórica luta ambiental e posição estratégica para preservação, ao pé do Parque Nacional de São Joaquim, um dos mais notórios locais do sul do estado por sua beleza serrana. A cidade, que fica no coração da região carbonífera de Santa Catarina, tem uma longa tradição de resistência contra as empresas de mineração de carvão que historicamente exploram o território e que tentam, ainda hoje, expandir seus negócios no local. Com a crescente demanda por energias renováveis e a necessidade de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a região está enfrentando um desafio fundamental: como fazer a transição para fontes de energia limpas e ao mesmo tempo garantir uma transição justa para os trabalhadores e comunidades afetados pela mudança.

 

O lançamento do fórum de transição energética justa e sustentável de Orleans é muito importante para inaugurar a discussão de soluções para este desafio. Os participantes discorreram sobre a necessidade da transição energética justa, o desenvolvimento de soluções e a inclusão social na transição energética. “São nesses momentos em que refletimos sobre a vida, a preservação da vida e o que vai ser a vida daqui uns anos é que a gente constrói”, disse Sara Ribeiro, representante da ARAYARA.ORG que abriu o evento. “Precisamos encontrar soluções juntos”, completou, em uma fala que trouxe um pouco do contexto dos combustíveis fósseis e o vislumbre de futuro que pode ser catastrófico caso não se planeje a descarbonização.

 

O fórum também contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil e movimentos ambientalistas que têm atuado na região. “O movimento que venho aqui representar começou em meados de 2019 acompanhando documentações de pedidos de exploração no costão da Serra, de lavras de carvão”, disse o representante do movimento Orleans Viva, conhecido como Léo das Montanhas. “O cidadão comum, como eu e você, também pode contribuir, por isso esse fórum”. A presença dos trabalhadores do carvão mineral, que se mostraram interessados em saber mais sobre o tema participando com diversas perguntas e dispostos a contribuir com caminhos sustentáveis, foi também um marco para o lançamento. Tal participação será imprescindível para a formatação de políticas públicas e acordos empresariais para o crescimento econômico diversificado no sul do estado. A promoção de trabalhos verdes e novos horizontes no turismo, comércio e agricultura familiar, por exemplo, precisa ser planejada e os trabalhadores devem se engajar pelo melhor para seus municípios e suas famílias.

 

A transição energética justa e sustentável é um tema crucial para o futuro do planeta, visto o agravamento da crise climática. A região carbonífera de Santa Catarina tem um papel fundamental a desempenhar neste processo, tendo parte relevante na limpeza da matriz elétrica brasileira e a inevitável obsolescência dos combustíveis fósseis. O fórum em Orleans representa uma grande oportunidade para que a cidade e o estado de Santa Catarina como um todo possam discutir os desafios e oportunidades da transição energética de forma coletiva, criativa e justa.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato