+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Palestra debate impactos socioambientais e racismo ambiental no DF em evento do CRESS

Na última quarta (14), a mobilizadora socioambiental da ARAYARA e coordenadora do Instituto Filhas da Terra, Larissa Brenda Cordeiro, participou como palestrante de um evento promovido pela Gerência de Serviço Social na Saúde e pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-DF).

A atividade, realizada em alusão ao Dia do Assistente Social, teve como tema central deste ano: “Crise socioambiental, emergências sanitárias e prática profissional.”

Durante sua fala, Larissa abordou a realidade e os impactos socioambientais e à saúde pública no Distrito Federal, com ênfase especial no projeto de instalação de uma usina termelétrica na região, a UTE Brasília. A palestra também destacou a eco-história dos territórios de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia — áreas marcadas por forte presença de populações vulnerabilizadas e onde está localizado o Rio Melchior, caso emblemático de racismo ambiental no DF.

“É importante destacar que a proposta de criação da usina prevê o fechamento da única Escola Classe localizada na área rural de Samambaia, o que afetará diretamente mais de 365 crianças, não apenas da região, mas também da área rural de Ceilândia. Cordeiro ressaltou ainda que essa escola já havia sido transferida anteriormente devido à proximidade com um aterro sanitário, encerrado por oferecer condições insalubres para os alunos.

Ao final da palestra, foi realizada uma rodada de perguntas com o público presente, o que impulsionou novas parcerias para aprofundar o debate sobre racismo ambiental em outras regiões do Distrito Federal.

“Acredito que essa palestra foi fundamental para fortalecer a articulação da nossa categoria profissional na defesa dos direitos sociais e ambientais. As questões ambientais ainda são pouco discutidas dentro do Serviço Social, e por isso fiquei muito feliz com a escolha da temática deste ano e com o convite para compor a mesa de palestrantes”, afirmou Larissa.

O evento reforçou a importância de incluir as emergências socioambientais como pauta permanente nas práticas profissionais do Serviço Social, especialmente diante dos desafios impostos pela crise climática e seus desdobramentos nos territórios mais vulneráveis.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Organizações pró-meio ambiente fazem campanha para vetar lei do licenciamento

Movimento pressiona governo para que Lula barre texto aprovado na Câmara; petição atinge 570 mil assinaturas Organizações ligadas à causa do meio ambiente fizeram uma campanha de pressão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele vete a lei do licenciamento ambiental. O movimento tem uma petição na internet, que tinha cerca de 570 mil assinaturas por

Leia Mais »

Opinião: PL da Devastação deve acelerar empreendimentos fósseis no Brasil

A PL da Devastação (PL 2.159/2021), aprovada pelo Congresso Nacional, representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira ao modificar profundamente o licenciamento ambiental, fragilizando instrumentos de controle, fiscalização e participação social. Embora o mecanismo de Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC) — conhecido como autolicenciamento — tenha recebido maior atenção crítica, a proposta legislativa contempla outras formas de flexibilização

Leia Mais »

ARAYARA marca presença no Indonesia Net-Zero Summit 2025

Neste sábado (26), a ARAYARA participa do Indonesia Net-Zero Summit 2025, realizado em Jacarta, integrando um importante debate sobre o papel de países emergentes na liderança climática global.  Nossa diretora executiva, Nicole Figueiredo de Oliveira, é uma das painelistas da sessão “Middle Powers Rising! How Countries Turn Climate Action into Growth Engines in the 21st Century”, ao lado de representantes

Leia Mais »

Protagonismo Plural na COP30: Mulheres Negras e Justiça Climática

A discussão climática global, especialmente em contextos como a COP 30, só ganha densidade e justiça quando as vozes de mulheres negras deixam de ser periféricas para ocupar espaços efetivos de participação e influência — como mobilizadoras, líderes políticas, produtoras de conhecimento e articuladoras de soluções inovadoras. Desde o anúncio de Belém como sede da COP, essas lideranças vêm revelando

Leia Mais »