+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Entre metas e contradições: especialistas debatem caminhos para uma política climática justa e inclusiva

Evento “Vozes Negras Pelo Clima” reuniu organizações da sociedade civil para analisar NDC brasileira, mitigações e os complexos desafios para a implementação de metas climáticas justas.

A sede da Anistia Internacional Brasil, em Brasília, foi o palco de intensos debates no último sábado, 11 de outubro, durante a oficina “Vozes Negras Pelo Clima – Advocacy climático com foco nas negociações no âmbito da UNFCCC para COP 30”. O evento, que contou com a participação estratégica de especialistas do Instituto Internacional ARAYARA, teve como objetivo fortalecer a capacitação da sociedade civil para as negociações internacionais do clima.

A ARAYARA marcou presença com um time de alto nível, evidenciando seu compromisso com a articulação em rede. Participaram ativamente Kerlem Carvalho, Coordenadora de Oceanos; Lucas Kannoa, Gerente Jurídico e Coordenador do Programa Defensores dos Defensores; e Renata Prata, Coordenadora de Advocacy Institucional. Suas contribuições foram centrais para os debates sobre a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, as estratégias de mitigação e os caminhos para uma transição energética justa.

A oficina, uma iniciativa da Vozes Negras Pelo Clima, foi co-organizada por uma poderosa coalizão de entidades, incluindo Anistia Internacional Brasil, Oxfam Brasil e Laclima, além de diversos coletivos e movimentos sociais. “A agenda do dia foi dedicada a uma profunda troca de saberes e experiências, com foco no mapeamento dos desafios e oportunidades para o advocacy climático no contexto de preparação para a COP 30, que será realizada em Belém”. destaca Renata Prata.

Os especialistas da ARAYARA destacaram a necessidade de o Brasil superar robustos desafios e contradições éticas e paradigmáticas para cumprir suas próprias metas climáticas. “ Foram apontadas as contradições entre o discurso oficial e a manutenção de políticas que incentivam a exploração de combustíveis fósseis e pressionam os biomas, comprometendo a ambição da NDC brasileira”, pontua Kerlem Carvalho.

Lucas Kannoa avalia que a troca foi considerada extremamente produtiva, resultando em um alinhamento estratégico entre as organizações presentes. “ A conclusão unânime reforça que a implementação efetiva da NDC exige uma abordagem transversal, que incorpore justiça social, racial e ambiental, e que a pressão da sociedade civil organizada será fundamental para garantir ambição e transparência por parte do governo brasileiro”.

Para a diretora executiva da ARAYARA, Nicole Figueiredo, a participação qualificada da instituição no evento reforça seu papel de liderança não apenas na denúncia, mas na construção de soluções e na formação de alianças sólidas para influenciar as políticas climáticas nacionais e internacionais.

 

Fotos: Túlio Filipe Seabra da Silva
Insta: @tuliooseabra | @negritandoprod

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA toma posse no FONTE e cobra urgência e coerência na transição energética às vésperas da COP30

Ao longo desta segunda-feira (03), em Brasília, ocorreu a reunião de instalação do Plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE), mecanismo consultivo da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). Após mais de sete meses desde o processo eleitoral, o FONTE iniciou efetivamente suas atividades, em um encontro que reuniu representantes do governo federal, iniciativa privada e sociedade civil. Entre

Leia Mais »

ARAYARA é premiada em congresso internacional por estudo sobre financiamento halal para energia limpa

Pesquisa destaca o Green Sukuk como modelo ético e sustentável para viabilizar a transição energética, unindo princípios islâmicos e compromissos climáticos globais O Instituto Internacional ARAYARA conquistou reconhecimento internacional no Congresso Técnico-Científico Halal (CETEC Halal 2025), realizado nos dias 27 e 28 de outubro, durante o Global Halal Business Forum. O trabalho intitulado “Green Sukuk: Financiamento Halal para Projetos de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ministério ignora críticas no próprio governo e mantém carvão em leilão de energia

O Ministério de Minas e Energia manteve a possibilidade de usinas a carvão participarem do próximo leilão de reserva de capacidade de energia. A decisão, às vésperas da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), foi tomada sob críticas de ambientalistas, entidades de defesa do consumidor e de outras pastas do governo. O carvão desperta preocupação por ser uma

Leia Mais »