+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

O coronavírus veio de animais selvagens ou da criação industrial?

A pandemia reacendeu as discussões sobre a origem dos perigosos vírus que, volta e meia, ameaçam a humanidade. Até agora, a maior parte dos pesquisadores apontava para o mercado de Wuhan onde, dentre outras, animais silvestres são comercializados. Pelas condições insalubres e a proximidade de animais e humanos, seria o local perfeito para um vírus sair de um animal e infectar alguém.

Mas vários artigos publicados nas últimas semanas mostram que a destruição humana de ecossistemas para mineração e agricultura está reduzindo os espaços para os animais e potencializando a transmissão de animais para humanos.

Nesta semana, artigo publicado no Grain aponta para um outro possível culpado. Partindo de estudos da estrutura do SARS-CoV-2, pesquisadores indicaram uma série de mamíferos que poderia transmitir o vírus: civetas, porcos, pangolins, gatos, vacas, búfalos, cabras e ovelhas. A lista ainda cita os pombos.

Enquanto a maioria dos pesquisadores e a mídia fala de morcegos e pangolins, o artigo diz que seria muito mais simples que o vírus evoluísse na concentrada criação de porcos do entorno de Wuhan – a província de Hubei é a 5ª maior produtora de porcos da China.

Visto que os porcos chineses enfrentaram a febre suína africana no ano passado, os autores acrescentam ser perfeitamente possível ao coronavírus se propagar sem que ninguém tivesse percebido.

Michael Taylor, da Reuters, escreve sobre um outro lado da moeda do coronavírus. Com medidas de isolamento em quase todo o Sudeste Asiático, a fiscalização do desmatamento deve enfraquecer ao longo dos próximos meses. Michael estima que haverá um aumento importante no desmatamento por lá neste ano.

Fonte: ClimaInfo

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: A emergência dos saberes tradicionais na governança Global

A emergência climática que enfrentamos exige muito mais que soluções tecnológicas pontuais; demanda uma transformação civilizatória profunda Barcelona transformou-se, em 2025, no epicentro de uma revolução silenciosa na governança climática global. Durante a terceira edição da conferência MONDIACULT, que teve suas duas primeiras reuniões no México em 1982 e 2022, se consolidou um novo paradigma que posiciona a cultura como elemento

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Brasil na contramão do clima: a conta bilionária do carvão e o risco de uma regressão energética

Brasil gasta bilhões em subsídios ao carvão, contrariando metas climáticas e atrasando a transição energética Juliano Bueno de Araújo, John Wurdig InícioCoberturas EspeciaisDiálogos da COP30 Energia não renovável Brasil na contramão do clima: a conta bilionária do carvão e o risco de uma regressão energética Brasil gasta bilhões em subsídios ao carvão, contrariando metas climáticas e atrasando a transição energética Esta

Leia Mais »