+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Nota de solidariedade e pesar sobre a morte do pescador e defensor da vida e do clima Anísio

Com profundo pesar recebemos a notícia da execução do o ex-pescador artesanal Anísio Souza em Magé, Rio de Janeiro. Anísio e seu irmão, Alexandre Anderson, defenderam juntos bravamente as comunidades pesqueiras e os territórios dessas comunidades. Os dois estiveram presentes em ações que a 350.org, a ARAYARA, a COESUS e o Observatório do Petróleo e Gás realizaram em defesa do clima junto à AHOMAR (Associação Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara).

Nos solidarizamos à família de Anísio, sua esposa e seus três filhos, sua mãe e seu irmão Alexandre. Não cessaremos nossa luta e a tornaremos ainda mais intensa para honrar Anísio. Também não cessaremos até que o crime seja esclarecido e a justiça seja feita.

O luto por ver nosso amigo e parceiro Anísio morto barbaramente traduz o momento de perdas de direitos civis e do direito à vida de líderes e defensores do meio ambiente, da verdade e da vida. Com dor no coração nos despedimos, e com fé e coragem continuaremos a lutar pelo direito ao trabalho, em defesa do clima e do meio ambiente, por um mar sem petróleo e pela vida em todas as suas formas.

Anísio Souza foi executado no início da noite de quinta-feira, 12. Abordado no portão em frente à sua casa, ao chegar do trabalho, com seu filho Cristian, de seis anos de idade, Souza foi alvejado com diversos tiros que atingiram sua cabeça. Segundo testemunhas, os tiros foram disparados por homens encapuzados que saíram de um Onix prata.

A violência e brutalidade do assassinato chocaram a comunidade pesqueira local. Os relatos dos moradores são de medo, insegurança e ausência do Estado. Há relatos de presença de milícias na região.

A execução de Anísio aconteceu a menos de mil metros da casa de Alexandre.

Lado a lado os irmãos fizeram, por anos, o necessário enfrentamento pela defesa do meio ambiente e pela manutenção dos territórios pesqueiros. Em função dessa luta, Alexandre Anderson já foi alvo de outros atentados e por isso faz parte do Programa Nacional de Defensores Climáticos.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: COP30: Combustíveis fósseis devem ser ponto de tensão em conferência sobre o clima em Belém

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro deste ano, em Belém (PA), promete ser uma das mais importantes até agora. A expectativa é de que os combustíveis fósseis sejam um dos temas mais polêmicos das discussões, especialmente em um momento em que o mundo enfrenta eventos climáticos extremos com mais frequência e intensidade. Por

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: 2026 será o ano das decisões de investimento em hidrogênio no Brasil?

Amônia, metanol e fertilizantes serão os primeiros produtos ofertados por projetos de hidrogênio verde com FID para o ano que vem NESTA EDIÇÃO. Primeiras decisões de investimentos em hidrogênio verde no Brasil devem sair em 2026, com cerca de R$ 63 bilhões no radar. Garantias regulatórias e de demanda são dois pontos fundamentais para a viabilidade desses investimentos. Sete projetos em escala

Leia Mais »

Rumo à COP 30: seminário destaca protagonismo dos territórios e cobra justiça climática real

Evento no Congresso Nacional reforça papel da sociedade civil e do governo na construção de uma COP 30 inclusiva, crítica e comprometida com os direitos dos povos e do planeta O Instituto Internacional ARAYARA participou, na tarde da última terça-feira (9/9), de um importante seminário realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Intitulado Seminário Preparatório para a COP30, o evento

Leia Mais »