+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org
Terroristas atacam três poderes em Brasília

Nota da ARAYARA.ORG sobre atos terroristas do dia 08/01/23 em Brasília

A ARAYARA.ORG se posiciona com grande indignação e revolta sobre o criminoso e gravíssimo fato ocorrido em Brasília nesse domingo (08/01). Responsabilização e punição a todos os envolvidos já!

Os atos antidemocráticos no Brasil escalaram após as eleições. Desta forma, o golpismo extremista culminou em um dos piores dias da História recente do país. A invasão e os ataques aos prédios dos três poderes devem ser investigados de forma minuciosa, e todos os terroristas devem ser punidos no rigor da lei, inclusive seus mandatários e financiadores.

 

É inaceitável que tenha havido tamanha omissão do governo do Distrito Federal, da força policial e seu comando na proteção de bens públicos e de patrimônios históricos do Brasil. É alarmante a facilidade com que deixaram os prédios das instituições mais importantes da República serem invadidos, depredados e saqueados.

 

Durante todo o mandato do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a democracia foi ameaçada de todas as formas, com manipulações, produção de fake news e intensificação do discurso de ódio, principalmente contra grupos minorizados. Ainda assim, nada foi feito para impedir tantos ataques, ao contrário: as autoridades consideraram essas violências como um direito de se manifestar.

 

Isso resultou no que todos tiveram de assistir neste domingo: um verdadeiro crime contra o patrimônio público, destruição de obras de arte, imagens grotescas de criminosos defecando nos ambientes do palácio. E tudo acontecendo com o falacioso discurso traduzido de um lema nazista “Deus, pátria e família”, sendo usado para imprimir uma mensagem de ódio contra um direito democrático da nação, que é o voto.  

 

Toda a sociedade brasileira precisa se levantar contra esses ataques. Não podemos ficar inertes diante de tanta violência e tentativa de destruição das instituições que representam a todos os brasileiros. Devemos cobrar, denunciar e acompanhar para que todos os envolvidos sejam punidos e o país volte à ordem com respeito aos direitos democráticos. Nesta segunda-feira, 09/01/23, atos de apoio à democracia, manutenção das instituições e à justiça perante tais crimes estão sendo programados às 18h por todo o Brasil, confira a programação na sua cidade.

 

A ARAYARA.ORG é uma representante da sociedade civil brasileira e repudia totalmente o terrorismo ocorrido. O negacionismo, a intolerância, a violência e a tentativa de golpe de Estado não podem ser admitidos e devem ser tratados adequadamente, com devidas punições legais, conforme já estamos acompanhando, com prisões em flagrante, desmanche de acampamentos golpistas e amplas investigações. Democracia sempre!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

POSICIONAMENTO: TFFF, uma das iniciativas mais ambiciosas e controversas no financiamento climático global

Proposto pelo Brasil e lançado oficialmente durante a COP 30 em Belém. Este mecanismo busca mobilizar recursos permanentes para conservação de florestas tropicais através de um modelo financeiro que combina capital público e privado. O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou essa iniciativa pela primeira vez durante a COP 28 em Dubai (2023). Liderado pelo Brasil

Leia Mais »

Especialistas discutem o avanço da litigância climática na  defesa povos e meio ambiente

A independência do judiciário e o livre exercício da profissão jurídica continuam sob ameaça em muitos países. Juízes, promotores e advogados enfrentam ataques, intimidações, detenções arbitrárias e até assassinatos. A declaração de Margaret Satterthwaite, Relatora Especial da ONU, abriu a “Oficina de Litigância Climática: da Investigação aos Casos Práticos”, realizada nesta terça-feira (18/11) no Amazon Climate Hub, marcando um debate

Leia Mais »

Quem Paga a Conta da Crise Climática? pesquisa evidencia peso da crise climática sobre mulheres

Para revelar o trabalho feito pelas mulheres e traduzir em números e propostas de políticas públicas, a Hivos, em parceria com o WRI e com pesquisadores da Rede Vozes pela Ação Climática (VAC), lançou os resultados da pesquisa “Custos Sociais e Econômicos da Mudança do Clima sobre Domicílios liderados por mulheres: Evidências do Brasil e da Zâmbia (2022–2025)”. A apresentação

Leia Mais »

Além da Impunidade: COP30 Debate Responsabilidade Estatal e Reparação Climática na Amazônia

A crise climática na Amazônia não é apenas uma questão de desmatamento, mas um resultado direto da impunidade empresarial e da omissão estatal frente à expansão extrativista. O evento “Responsabilidades de los Estados frente a la impunidad de las empresas para garantizar un clima seguro y una transición justa fuera de fósiles y con justas reparaciones para países amazónicos”, realizado

Leia Mais »