+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org
Terroristas atacam três poderes em Brasília

Nota da ARAYARA.ORG sobre atos terroristas do dia 08/01/23 em Brasília

A ARAYARA.ORG se posiciona com grande indignação e revolta sobre o criminoso e gravíssimo fato ocorrido em Brasília nesse domingo (08/01). Responsabilização e punição a todos os envolvidos já!

Os atos antidemocráticos no Brasil escalaram após as eleições. Desta forma, o golpismo extremista culminou em um dos piores dias da História recente do país. A invasão e os ataques aos prédios dos três poderes devem ser investigados de forma minuciosa, e todos os terroristas devem ser punidos no rigor da lei, inclusive seus mandatários e financiadores.

 

É inaceitável que tenha havido tamanha omissão do governo do Distrito Federal, da força policial e seu comando na proteção de bens públicos e de patrimônios históricos do Brasil. É alarmante a facilidade com que deixaram os prédios das instituições mais importantes da República serem invadidos, depredados e saqueados.

 

Durante todo o mandato do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a democracia foi ameaçada de todas as formas, com manipulações, produção de fake news e intensificação do discurso de ódio, principalmente contra grupos minorizados. Ainda assim, nada foi feito para impedir tantos ataques, ao contrário: as autoridades consideraram essas violências como um direito de se manifestar.

 

Isso resultou no que todos tiveram de assistir neste domingo: um verdadeiro crime contra o patrimônio público, destruição de obras de arte, imagens grotescas de criminosos defecando nos ambientes do palácio. E tudo acontecendo com o falacioso discurso traduzido de um lema nazista “Deus, pátria e família”, sendo usado para imprimir uma mensagem de ódio contra um direito democrático da nação, que é o voto.  

 

Toda a sociedade brasileira precisa se levantar contra esses ataques. Não podemos ficar inertes diante de tanta violência e tentativa de destruição das instituições que representam a todos os brasileiros. Devemos cobrar, denunciar e acompanhar para que todos os envolvidos sejam punidos e o país volte à ordem com respeito aos direitos democráticos. Nesta segunda-feira, 09/01/23, atos de apoio à democracia, manutenção das instituições e à justiça perante tais crimes estão sendo programados às 18h por todo o Brasil, confira a programação na sua cidade.

 

A ARAYARA.ORG é uma representante da sociedade civil brasileira e repudia totalmente o terrorismo ocorrido. O negacionismo, a intolerância, a violência e a tentativa de golpe de Estado não podem ser admitidos e devem ser tratados adequadamente, com devidas punições legais, conforme já estamos acompanhando, com prisões em flagrante, desmanche de acampamentos golpistas e amplas investigações. Democracia sempre!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Terroristas atacam três poderes em Brasília

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato