+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Mobilidade limpa e sustentável em pauta no programa Ponto de Conexão

Na tarde de sexta-feira (29), o engenheiro ambiental John Wurdig, Gerente de Transição Energética do Instituto Internacional ARAYARA, participou ao vivo do programa Ponto de Conexão, exibido pelo canal Rede RS — novo veículo de jornalismo regional no Rio Grande do Sul, disponível no 11 da NET/CLARO e no 55.1 da antena digital.

O tema do debate foi “Mobilidade Limpa: Alternativas Sustentáveis”, com foco em estratégias para enfrentar a crise climática e promover transportes mais sustentáveis, especialmente em Porto Alegre.

Além de John Wurdig, participaram do debate Irineu Fernando Guarnier Filho, âncora do programa; os engenheiros elétricos Juliano Arce e Marcus Marcelo; e Francisco Cardoso, presidente da Fretransul.

O programa foi transmitido ao vivo do TECNOPUC, em Porto Alegre, e destacou a importância de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, bem como a urgência de investimentos em energia limpa na região.

Transporte elétrico em Porto Alegre

Durante a participação, Wurdig ressaltou os avanços da cidade na eletrificação do transporte público. Segundo ele, as três linhas 100% elétricas da capital — E178 (Praia de Belas), E378 (Integradora) e E703 (Vila Farrapos) — transportaram 1.240.375 passageiros em 71.819 viagens, percorrendo 656.982 km em 12 meses.

Segundo Wurdig, o projeto integra o Programa Mais Transporte e gerou uma economia aproximada de R$ 1 milhão em combustível, além de evitar a emissão de 874 toneladas de gases poluentes, equivalente à queima de 263 mil litros de diesel. Os ônibus também utilizam freios regenerativos, que reaproveitam energia durante a frenagem, aumentando a eficiência e reduzindo impactos ambientais.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforçou a importância da iniciativa:

“A eletrificação do transporte coletivo é fundamental para reduzir a poluição e tornar o sistema mais moderno, sustentável e eficiente, beneficiando diretamente o passageiro. Com operação cerca de 65% mais barata que a movida a diesel, continuaremos a investir na eletromobilidade coletiva urbana.”

Plano de ação climática e metas de Porto Alegre

O Plano de Ação Climática de Porto Alegre identifica o setor de transportes como o principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE), priorizando ações de mobilidade urbana de baixo carbono. O plano prevê a substituição gradual da frota de ônibus por veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio, ampliação da frota e das linhas em áreas com menor cobertura, além da modernização de terminais e pontos de parada, integrando transporte coletivo, ciclovias e trens metropolitanos.

As medidas incluem ônibus acessíveis a pessoas com deficiência, climatizados e com sistemas de segurança, incentivos ao transporte coletivo, como gratuidades pontuais, e estudos contínuos de novas tecnologias para ampliar a eficiência e a sustentabilidade do transporte público.

O plano reforça as metas do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) 2022–2032, visando aumentar o uso do transporte coletivo, reduzir a dependência do transporte individual e alcançar uma frota de baixa emissão.

Em paralelo, Wurdig destacou desafios na transição energética no RS, citando a resistência à redução do uso de carvão mineral na região da Campanha, onde estão as usinas Candiota III e Pampa Sul, com perspectivas de manutenção da mineração e queima de carvão até 2050, sem compromissos climáticos claros.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »