+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Juventudes energéticas constroem pontes para a transição justa na América Latina

Entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, o Instituto Internacional ARAYARA deu início à Missão Transição Energética Justa e Sustentável Chile-Brasil, uma agenda estratégica de cooperação latino-americana. O primeiro dia foi marcado pela participação no I Encuentro de Juventudes de América Latina y el Caribe en Energía, em Santiago, reunindo lideranças jovens, pesquisadores e organizações que constroem soluções para uma nova matriz energética na região.

Durante o evento, foram apresentadas experiências inovadoras de energia comunitária, como o projeto da organização Uno Punto Cinco, que leva energia limpa a comunidades rurais no interior do Chile. Também chamou atenção a plataforma Enetrix, desenvolvida pela UFPB, que mapeia acordos internacionais sobre diplomacia energética — ferramenta que pode inspirar futuros projetos da ARAYARA voltados à transparência e participação social.

O encontro foi também um espaço de articulação. A delegação da ARAYARA, composta por John Wurdig e Joubert Marques, realizou reuniões com representantes da Global Renewables Alliance (GRE), International Hydropower Association (IHA) e OLADE, abrindo caminho para futuras parcerias e agendas conjuntas.

“A juventude latino-americana tem mostrado um protagonismo admirável na transição energética. O que vimos no Chile reforça que é possível construir soluções tecnológicas e sociais enraizadas nos territórios, com justiça climática e solidariedade entre os povos”, destacou John Wurdig, gerente de Transição Energética da ARAYARA.

A presença da ARAYARA consolidou o início de uma semana intensa de cooperação regional, reforçando o papel da sociedade civil como força articuladora de uma transição energética justa, inclusiva e sustentável.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

“O nosso mangue tem valor com gente”

Grito de  povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico ecoa na COP30   Comunidades da costa amazônica lançaram neste sábado (15/11) o  documento “O GRITO DO MANGUE PELO CLIMA”. Elaborado por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, o material reúne análises e reivindicações de populações que vivem na linha de frente da

Leia Mais »

Territórios indígenas sob pressão: impactos de petróleo, mineração e agronegócio são debatidos durante a COP30

No dia 14 de novembro, o Arayara Amazon Climate Hub sediou a mesa-redonda “Territórios indígenas na mira de grandes empreendimentos: do petróleo à mineração”, organizada por organizações de base indígena de diversas regiões e biomas do Brasil. O encontro reuniu lideranças de diferentes regiões do país para debater os impactos de empreendimentos de desenvolvimento — como mineração, petróleo, gás, hidrelétricas

Leia Mais »

Risco de Sacrifício: Amazônia Debate a Mineração Estratégica e a Corrida por Minerais na Transição Energética

A crescente demanda global por minerais essenciais à descarbonização coloca a Amazônia diante de uma encruzilhada perigosa. O painel “Amazonía y Transición Energética Justa: Propuestas para Abordar la Minería y los Derechos de Pueblos Indígenas y Comunidades Locales”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub, reuniu lideranças pan-amazônicas e especialistas para debater como garantir que a busca por cobre e lítio

Leia Mais »

Workshop no Amazon Climate Hub debate impactos do fracking e pressiona setor de petróleo e gás por responsabilidade ambiental

Oito países entre Europa e América Latina já aboliram a técnica de extração por fracking. Na Colômbia, ambientalista e sociedade civil  tentam extinguir a prática, mas País continua vulnerável e sob pressão do governo que defende o fracking como ferramenta de soberania energética.  O Arayara Amazon Climate Hub sediou, na manhã desta sexta-feira (14/11), o workshop “Making Polluters Pay: How

Leia Mais »