+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org
Instituto Arayara participa da 22ª Reunião da Comissão Interestadual de Vigilância em Saúde

Instituto Arayara participa da 22ª Reunião da Comissão Interestadual de Vigilância em Saúde

A diretora executiva do Instituto Internacional Arayara, marcou presença na  22ª Reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde – CIVS, que aconteceu no Conselho Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (CREFITO 11), que aconteceu na manhã de hoje (30/7), em Brasília.

O objetivo do encontro é articular políticas e programas de interesse para a saúde, resgatando e reiterando os princípios do SUS e do controle social.

Durante o evento de abertura, Nicole Figueiredo de Oliveira compôs um painel, cujo tema abordou os “Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana – Aliança Global para a Inovação Tecnológica”. A diretora do Departamento do Complexo Econômico – Industrial da Saúde e de Inovação para o SUS – DECEIIS da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde – SECTIS/ MS,  Gabriela Maretto, também fez parte da mesa. O painel foi intermediado pelo Conselheiro Nacional e Coordenador Adjunto da CIVS, João Alves; e Wésia Nogueira de Sena, membro da CIVS.

Alves considera urgente a necessidade de apoiar uma nova abordagem, com esforços internacionais e uma agenda global de saúde guiada pelas demandas da sociedade. ” As contribuições das convidadas para o debate desta manhã nos leva a refletir sobre as urgentes e necessárias medidas a serem  enfrentadas, não somente em relação às mudanças climáticas e ameaça à saúde global, mas também em relação a nossa existência nesse planeta”, afirmou  o Conselheiro Nacional e Coordenador Adjunto da CIVS.

A diretora da Arayara parabenizou a Vigilância em Saúde pela iniciativa de pensar proativamente na prevenção e atuação nos casos de impactos climáticos na saúde humana. “O setor de saúde tem apoiado algumas campanhas que fazemos e estou feliz em poder participar desse evento”, celebrou Nicole.

Durante a sua fala, ela compartilhou estudos sobre os impactos das mudanças climáticas para o meio ambiente e saúde pública. “Vão aumentar as epidemias, as doenças tropicais, as doenças relacionadas a frio e calor, portanto, ter profissionais de saúde preparados e poder pensar em políticas amplas para lidar com essa nova realidade é essencial num mundo que já está chegando no 1.5 de aquecimento”, alertou.

Nicole ressaltou também a urgência da transição energética do Brasil, diante do agravo dos fenômenos climáticos por conta das emissões de CO2 . “Quase 90% das emissões globais de CO2 provêm da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás fóssil), intensificando o ciclo hidrológico, resultando em chuvas mais intensas. As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul é um claro indicativo disso”, completou.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Movimentos protestam contra construção de termelétrica em Brasília

Projeto prevê usina movida a gás fóssil em região periférica do DF, gerando impactos ambientais e sociais Movimentos populares, lideranças comunitárias e moradores se reuniram na tarde desta quarta-feira (12) para protestar contra o projeto de construção de uma termelétrica em Brasília (DF). A usina está prevista para ser instalada na Região Administrativa de Samambaia. O ato ocorreu em frente

Leia Mais »

Ambientalistas e comunidade de Samambaia-DF realizam ato contra a UTE Brasília

Mesmo após a decisão da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que determinou o adiamento da audiência pública sobre a Usina Termelétrica Brasília – prevista para esta terça-feira (12), às 18h, no Auditório do SEST SENAT, em Samambaia Norte – os movimentos socioambientais, trabalhadores, professores, ativistas, membros da ARAYARA e a comunidade se mobilizaram. Em um

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Termelétrica “por baixo dos panos” surpreende GDF

Na última quarta-feira (12) um protesto em Guariroba, na região administrativa de Samambaia, reuniu mais de 300 pessoas com o tema “Xô Termelétrica”. Foi somente neste momento que autoridades e ambientalistas tiveram de fato a sua atenção voltada para o fato de que uma Usina Termelétrica (UTE) estava perto de se tornar realidade no Distrito Federal. O Correio da Manhã

Leia Mais »