+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Governo demite fiscais, mas usa resultado de ação do grupo para turbinar balanço sobre Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, determinaram em abril a exoneração de uma equipe de agentes do Ibama após a queima de máquinas de criminosos na Amazônia. O próprio governo, no entanto, tem usado os resultados dessa operação para turbinar sua investida militar na floresta. O trabalho das Forças Armadas na floresta começou só no mês seguinte. 

Estadão apurou que operação militar Verde Brasil 2, iniciada em 11 de maio pelo Conselho da Amazônia e liderada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, incluiu em seu balanço de resultados as apreensões, multas e destruições de máquinas que o Ibama havia feito em uma megaoperação no Pará, entre os dias 4 e 16 de abril.

Enquanto isso, o crime avança na floresta. Os alertas do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, indicam a perda de 828,97 km² em maio, alta de 12,24% em relação ao mesmo mês de 2019. Em apenas um mês, foram derrubados na Amazônia o equivalente à metade da área da cidade de São Paulo. É o mês de maio com maior devastação desde 2015.

Leia a reportagem completa aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Brasilien: Widerstand gegen neue Erdöl-Auktionen in Naturschutznähe

Brasília. Am 17. Juni plant die brasilianische Erdölagentur ANP die Versteigerung von 172 neuen Erdölförderlizenzen an Land und auf See. Die Regierung unter Präsident Luiz Ignácio Lula da Silva setzt damit – wenige Monate vor der UN-Klimakonferenz COP30 in Belém – ihren Kurs zur Ausweitung der Erdölförderung fort. Umwelt- und Indigenenorganisationen protestieren energisch gegen die Auktion, da viele der Blöcke

Leia Mais »

Lideranças indígenas do Sudeste debatem impactos do petróleo e gás em oficina realizada em Peruíbe (SP)

Mais de 40 lideranças indígenas da região Sudeste se reuniram, no último dia 4 de junho, na Aldeia Tapirema, localizada na Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe (SP), para participar da oficina “Petróleo e Gás no Sudeste: Ameaças às Terras Indígenas”. A atividade foi promovida pelo Instituto Internacional ARAYARA, em parceria com a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (ARPINSUDESTE).

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: O ouro negro vale mais?

A ANP ignora os alertas de técnicos da área ambiental e insiste na oferta de blocos de exploração próximos de Fernando de Noronha Por Fabíola Mendonça 05.06.2025 17h19 Na véspera do vencimento do prazo legal para a oferta de blocos de exploração de petróleo na Bacia Potiguar – região que integra a cadeia marinha de Fernando de Noronha –, a Agência

Leia Mais »