+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Fracking e Seus Impactos na Saúde Pública: Um Alerta para as Gerações Futuras

Brasília – O fracking, uma prática controversa de extração de gás natural, está no centro de uma preocupação crescente sobre seus efeitos na saúde pública, especialmente entre gestantes. Estudos revelam uma conexão perturbadora entre essa técnica e problemas de saúde, incluindo um aumento nos casos de câncer em crianças que vivem próximas aos poços de extração, além de um trágico incidente que resultou na morte de 20 pessoas na Pensilvânia.

Um estudo recente da Pensilvânia mostrou que o controverso sistema de extração de gás está fortemente relacionado ao aumento da mortalidade em bebês pequenos. Usando dados oficiais do Centro de Controle de Doenças dos EUA, o estudo analisa as mortes infantis de 0-28 dias antes e depois da perfuração de poços de fraturamento. O estudo sugere que a poluição radioativa da água é a culpada pelas mortes infantis.

Uma série de estudos demonstra uma correlação direta entre o fracking e o aumento de casos de aborto entre gestantes que residem nas proximidades dos poços. Além disso, evidências sugerem um aumento alarmante de nascimentos prematuros e de bebês com anomalias congênitas em áreas afetadas pela exploração de gás por meio dessa técnica.

Recentemente, a equipe da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil – realizou uma expedição técnica aos campos de exploração de fracking na região de Neuquén, na Argentina, onde se deparou com um cenário impressionante: cemitérios repletos de túmulos de crianças e jovens. Essas descobertas destacam a urgência de uma avaliação mais aprofundada dos impactos do fracking na saúde pública e a necessidade de considerar alternativas mais seguras para o futuro das gerações.

O estudo mostra que bebês por nascer que vivem dentro de um raio de 10 milhas de poços de fraturamento estão em maior risco de defeitos congênitos, como complicações cardíacas, pulmonares e do sistema imunológico. Como os pesquisadores já demonstraram com seu estudo, o fracking tem sido associado a aborto espontâneo, defeitos congênitos, baixo peso ao nascer, infertilidade e redução da qualidade do sêmen.

Publicado em Reviews on Environmental Health, os pesquisadores do Center for Environmental Health (CEH), da Universidade do Missouri e do Institute for Health and the Environment fornecem evidências de que a exposição a produtos químicos associados ao fracking durante a infância e idade adulta pode resultar em sérios efeitos na saúde reprodutiva e no desenvolvimento em humanos.

A exposição a produtos químicos presentes no processo fracking não afeta apenas as mulheres, ele também levanta sérias preocupações sobre sua influência na qualidade do sêmen masculino e seus efeitos na saúde reprodutiva. Estudos têm indicado que homens expostos a essas substâncias podem experimentar uma deterioração significativa na qualidade do sêmen. Isso se traduz em uma redução na motilidade e viabilidade dos espermatozoides, bem como em uma diminuição na contagem total de espermatozoides. Essas alterações podem tornar mais difícil a concepção para casais e aumentar o risco de infertilidade masculina.

A exposição crônica a produtos químicos associados ao fracking também está ligada a efeitos na saúde reprodutiva de longo prazo. Pesquisas apontam que essas substâncias podem afetar negativamente a qualidade do esperma ao longo da vida, tornando os homens mais suscetíveis a problemas de fertilidade e até mesmo a uma maior incidência de anomalias genéticas em suas futuras gerações. 

Disfunção Erétil: tire todas as dúvidas e saiba como evitar

Foto: Inpa

Por Dálcio Costa –  Instituto Internacional ARAYARA | COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Em entrevista ao podcast “Ambiente É o Meio”, diretora-executiva da Arayara destaca os prejuízos ambientais da exploração de petróleo e caminhos para a transição energética

Nicole Figueiredo de Oliveira destacou, no programa da Rádio USP, o poder político que tem a população para preservar o meio ambiente e incentivar o uso de fontes de energia renováveis Nicole Figueiredo de Oliveira,  diretora executiva do Instituto Internacional Arayara, foi entrevistada no podcast “Ambiente É o Meio”, da Rádio USP, apresentado pelo professor Marcelo Pereira e produzido pela

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: MME divulga lista de instituições selecionadas para integrar o Fórum Nacional de Transição Energética

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta quarta-feira (30/7) a lista das instituições selecionadas para integrar o plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte). Na categoria sociedade civil, foram escolhidos 29 membros para um mandato de dois anos (2025-2026), que poderá ter recondução. Entre os selecionados para debater temas relacionados a petróleo e gás estão o Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Vígilia em frente ao Palácio do Planalto pede que Lula vete integralmente o PL da Devastação

Mobilização foi realizada na noite desta terça-feira (29) em Brasília   Movimentos sociais e ambientalistas realizaram nesta terça-feira (29) uma vigília em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, pelo veto integral do Projeto de Lei 2159/21, apelidado de PL da Devastação, aprovado na Câmara Federal na madrugada do dia 17 de julho com 267 votos a favor e 116 contrários.

Leia Mais »