+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Fracking e Seus Impactos na Saúde Pública: Um Alerta para as Gerações Futuras

Brasília – O fracking, uma prática controversa de extração de gás natural, está no centro de uma preocupação crescente sobre seus efeitos na saúde pública, especialmente entre gestantes. Estudos revelam uma conexão perturbadora entre essa técnica e problemas de saúde, incluindo um aumento nos casos de câncer em crianças que vivem próximas aos poços de extração, além de um trágico incidente que resultou na morte de 20 pessoas na Pensilvânia.

Um estudo recente da Pensilvânia mostrou que o controverso sistema de extração de gás está fortemente relacionado ao aumento da mortalidade em bebês pequenos. Usando dados oficiais do Centro de Controle de Doenças dos EUA, o estudo analisa as mortes infantis de 0-28 dias antes e depois da perfuração de poços de fraturamento. O estudo sugere que a poluição radioativa da água é a culpada pelas mortes infantis.

Uma série de estudos demonstra uma correlação direta entre o fracking e o aumento de casos de aborto entre gestantes que residem nas proximidades dos poços. Além disso, evidências sugerem um aumento alarmante de nascimentos prematuros e de bebês com anomalias congênitas em áreas afetadas pela exploração de gás por meio dessa técnica.

Recentemente, a equipe da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil – realizou uma expedição técnica aos campos de exploração de fracking na região de Neuquén, na Argentina, onde se deparou com um cenário impressionante: cemitérios repletos de túmulos de crianças e jovens. Essas descobertas destacam a urgência de uma avaliação mais aprofundada dos impactos do fracking na saúde pública e a necessidade de considerar alternativas mais seguras para o futuro das gerações.

O estudo mostra que bebês por nascer que vivem dentro de um raio de 10 milhas de poços de fraturamento estão em maior risco de defeitos congênitos, como complicações cardíacas, pulmonares e do sistema imunológico. Como os pesquisadores já demonstraram com seu estudo, o fracking tem sido associado a aborto espontâneo, defeitos congênitos, baixo peso ao nascer, infertilidade e redução da qualidade do sêmen.

Publicado em Reviews on Environmental Health, os pesquisadores do Center for Environmental Health (CEH), da Universidade do Missouri e do Institute for Health and the Environment fornecem evidências de que a exposição a produtos químicos associados ao fracking durante a infância e idade adulta pode resultar em sérios efeitos na saúde reprodutiva e no desenvolvimento em humanos.

A exposição a produtos químicos presentes no processo fracking não afeta apenas as mulheres, ele também levanta sérias preocupações sobre sua influência na qualidade do sêmen masculino e seus efeitos na saúde reprodutiva. Estudos têm indicado que homens expostos a essas substâncias podem experimentar uma deterioração significativa na qualidade do sêmen. Isso se traduz em uma redução na motilidade e viabilidade dos espermatozoides, bem como em uma diminuição na contagem total de espermatozoides. Essas alterações podem tornar mais difícil a concepção para casais e aumentar o risco de infertilidade masculina.

A exposição crônica a produtos químicos associados ao fracking também está ligada a efeitos na saúde reprodutiva de longo prazo. Pesquisas apontam que essas substâncias podem afetar negativamente a qualidade do esperma ao longo da vida, tornando os homens mais suscetíveis a problemas de fertilidade e até mesmo a uma maior incidência de anomalias genéticas em suas futuras gerações. 

Disfunção Erétil: tire todas as dúvidas e saiba como evitar

Foto: Inpa

Por Dálcio Costa –  Instituto Internacional ARAYARA | COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Protagonismo LGBTQIA+ se destaca na defesa dos manguezais na Amazônia

O ARAYARA Amazon Climate Hub iniciou nesta quinta-feira (20) sua programação com o painel “Protagonismo LGBTQIA+ na defesa dos Manguezais no Estado do Pará”, reunindo representantes de redes e organizações amazônidas para debater a proteção ambiental e a preservação cultural na região. O evento trouxe relatos de jovens e lideranças que enfrentam desafios diários enquanto lutam pelo reconhecimento e pela

Leia Mais »

Jovens e líderanças indígenas destacam papel da Amazônia na COP30 e alertam sobre ameaças à vida e aos territórios

Enquanto a imprensa internacional discutia nesta quarta-feira (19/11) o rascunho da carta final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que reforça a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, jovens e lideranças indígenas participaram de um painel no ARAYARA Amazon Climate Hub para debater o papel central da Amazônia na implementação dessas metas. O evento

Leia Mais »

“Exploração na Foz do Amazonas é um experimento para testar a resistência estratégica das comunidades”, diz, especialista

No ARAYARA Amazon Climate Hub, a Rede Cuíra Jovens Protagonistas dos Manguezais promoveu nesta quarta-feira (19/11) o painel Nosso Mangue Tem Valor com Gente e Livre de Petróleo!. A iniciativa integra a campanha lançada em novembro por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, com foco na proteção da sociobiodiversidade e na inclusão das

Leia Mais »

POSICIONAMENTO: TFFF, uma das iniciativas mais ambiciosas e controversas no financiamento climático global

Proposto pelo Brasil e lançado oficialmente durante a COP 30 em Belém. Este mecanismo busca mobilizar recursos permanentes para conservação de florestas tropicais através de um modelo financeiro que combina capital público e privado. O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou essa iniciativa pela primeira vez durante a COP 28 em Dubai (2023). Liderado pelo Brasil

Leia Mais »