+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

FNCE promove seminário sobre transição energética rumo à COP

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) realiza, no dia 14 de maio, das 9h às 13h, o seminário online e gratuito “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil rumo à COP30”.

O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir caminhos e soluções para a transição energética brasileira. Entre os nomes confirmados na abertura estão Ana Toni, diretora executiva da COP30; Thiago Barral, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME); e Luiz Eduardo Barata, presidente da FNCE.

Durante o seminário, serão lançados dois estudos inéditos: “Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia” e os resultados preliminares de “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”.

Um dos destaques da programação é a participação do Instituto Internacional ARAYARA no segundo painel, intitulado “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”. O diretor técnico da organização, Dr. Juliano Bueno de Araújo, será um dos palestrantes e apresentará propostas para uma transição energética justa, com foco na substituição dos subsídios ao carvão por investimentos em fontes renováveis e no desenvolvimento sustentável das regiões carboníferas. 

Neste painel, a ARAYARA apresentará dados do relatório anual da Global Energy Monitor, do qual é coautora. O estudo analisa a produção global de carvão e revela que, entre 2020 e 2024, o Brasil destinou, em média, R$1,07 bilhão (US$185 milhões) por ano em subsídios à geração de eletricidade a partir do carvão mineral.

Também compõem o painel Donato da Silva Filho, diretor-geral da Volt Robotics, e Maria Cristina Silva, diretora do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul. A mediação será feita por Sílvia Cappelli, procuradora do Ministério Público do RS e coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos.

A programação contempla ainda outros três painéis temáticos: Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia; Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico; e Desafios da operação de uma matriz elétrica altamente renovável.

Os debates contarão com a presença de representantes de instituições como WWF, Climatempo, ANEEL, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto E+ Transição Energética, UFRJ, Observatório do Clima, Abradee e ANA.

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia é uma coalizão que integra diversas organizações representativas dos diferentes segmentos de consumo de energia no Brasil.O Instituto Internacional Arayara é uma das entidades que integra a coalizão, contribuindo com o debate das questões ambientais e climáticas.

Mais informações sobre o evento, acesse: consumidoresdeenergia.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Sob críticas de ambientalistas, Lula pede que ministérios elaborem ‘mapa do caminho’ nacional para transição energética

Medida que fala em ‘redução gradativa dos combustíveis fósseis’ vem em meio às repercussões sobre exploração na Margem Equatorial e três semanas após o fim da COP30, quando elaboração de documento semelhante para o mundo foi prometida pela presidência brasileira Por Lucas Altino e Luis Felipe Azevedo — Rio e Belém 08/12/2025 12h57 O presidente Lula determinou que ministérios elaborem,

Leia Mais »

POSICIONAMENTO: Não se financia solução ampliando o problema

O Instituto Internacional ARAYARA vê com profunda preocupação o fato de o despacho presidencial propor que a transição energética brasileira seja financiada justamente pelas receitas provenientes da exploração continuada de petróleo e gás. Trata-se de uma contradição estrutural: não é coerente — nem sustentável — financiar a superação dos combustíveis fósseis com a ampliação da sua própria extração. Essa lógica

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Congresso inclui em MP brecha para asfaltamento da BR-319, via na Amazônia que gerou bate-boca de senadores com Marina

A Licença Ambiental Especial (LAE), aprovada pelo Senado anteontem, contém uma brecha para a liberação da pavimentação da rodovia BR-319 em até 90 dias. A obra, que corta o coração da Amazônia, é apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao mesmo tempo em que é criticada por ambientalistas,

Leia Mais »

URGENTE | Leilão do Pré-Sal: ARAYARA cobra governança pública e popular e defesa da soberania energética e climática

O Instituto Internacional ARAYARA vem a público manifestar profunda preocupação com a atual estratégia da Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que insiste na entrega de seus ativos para acionistas privados e estrangeiros, em flagrante contradição com a emergência climática e a própria abundância de reservas nacionais já conhecidas. Esse contra senso é agravado diante da necessidade de que

Leia Mais »