+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Encontro Nacional dos Vereadores se une à luta contra o fracking no Maranhão

Evento que reuniu parlamentares dos municípios maranhenses contou com ações da equipe da Não Fracking Brasil

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

No dia 31 de agosto de 2022, teve início o Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora, realizado na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil em São Luís, no Maranhão. O evento reuniu mais de 130 vereadores de 17 cidades maranhenses e foi organizado pela União de Vereadores e Câmaras Municipais (UVCM). Além disso, contou com a participação da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida – uma campanha do Instituto Internacional Arayara, que auxiliou na realização do evento.

No primeiro dia do encontro, a COESUS entregou a cada parlamentar presente um “kit municipal” contra o fracking, contendo folders explicativos, cartazes de alerta, adesivos, bottons e o modelo de Lei Municipal contra o fracking, que poderá ser adaptado para cada cidade pelos legisladores locais.

A técnica Suelita Röcker, da ARAYARA, iniciou o evento com uma capacitação sobre o tema “Fracking: uma ameaça ao futuro do Brasil”, abordando os riscos e impactos do método nos municípios maranhenses. Os vereadores presentes relataram não terem informações sobre as técnicas apresentadas e propuseram a elaboração de uma moção solicitando ao governador uma moratória de cinco anos, a fim de que todos possam aprofundar o conhecimento sobre o fraturamento hidráulico. Todos os representantes das cidades presentes no evento assinaram a moção e se comprometeram a apresentar projetos de lei contra o fracking em seus municípios.

Técnica Suelita Röcker em momento de fala no Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora, realizado na OAB – Maranhão

A equipe de comunicação da COESUS realizou a cobertura do evento, entrevistando os participantes que se pronunciaram contra o fracking. No segundo dia do encontro, dois candidatos a governador do estado, Simplício Araújo (Solidariedade) e Lahesio Bonfim (PSC), estiveram presentes e foram questionados sobre os planos energéticos propostos para seus mandatos.

O evento iniciou a série de ações presenciais da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil – no Maranhão e fortaleceu a luta contra o método no estado. Encerrou-se com a negociação de três audiências públicas nos municípios de Santa Inês, Balsas e Loreto, onde os vereadores defendem a proibição do uso dessa técnica. O encontro reafirmou o compromisso dos legisladores municipais com a proteção do meio ambiente e a busca por um futuro sustentável, livre dos riscos e impactos negativos do fracking.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »