+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Encontro da Rede Social Ceilândia discute impactos da UTE Brasília

Na última quinta-feira (27), dia em que a Ceilândia (DF) completou 54 anos, lideranças comunitárias, especialistas e organizações sociais se reuniram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III para debater os impactos da Usina Termelétrica (UTE) Brasília. O evento, promovido pela Rede Social Ceilândia, contou com a participação do Instituto Internacional ARAYARA, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento Salve o Rio Melchior, do Instituto Filhas da Terra e do deputado distrital Max Maciel (PSOL).

Além do alerta sobre os riscos socioambientais da usina, o encontro abordou a precarização da saúde mental no DF e os desafios enfrentados pelo CAPS AD III, que atende pessoas em sofrimento psíquico causado pelo uso de álcool e drogas. A gestão da unidade explicou o funcionamento do serviço e destacou a necessidade urgente de mais investimentos públicos para garantir atendimento adequado à população.

A liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Elisa Estronioli Mergulhão, celebrou a articulação do encontro. “Nossa sugestão de pauta foi atendida, e a Rede Social de Ceilândia compreendeu a real ameaça que a instalação da usina representa para o DF. Agora, a mobilização se intensifica, expandindo a luta para outras redes sociais locais”, destacou.

Durante a reunião, o diretor técnico da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo, apresentou estudos que indicam riscos alarmantes para a população que vive em um raio de até 30 km da usina, incluindo graves impactos ambientais e a precarização da saúde pública.

Segundo o engenheiro, a proposta de instalação da Usina Termelétrica (UTE) Brasília, movida a gás natural, representa um retrocesso ambiental, um grave risco à saúde e uma contradição às políticas de combate à emergência climática.

“O Governo do Distrito Federal deve priorizar a transição energética, em vez de apostar em empreendimentos poluentes e onerosos. A solução para a demanda energética não está nas termelétricas, mas no investimento em fontes renováveis. Precisamos impedir esse desastre”, alertou Araújo.

Comunidade em alerta

Outro tema debatido foi a possível remoção da Escola Classe Guariroba, a única escola rural da Região Administrativa de Samambaia. A desativação da unidade comprometeria o acesso de 560 alunos à educação na região, afetando diretamente centenas de famílias e gerando um impacto irreparável na comunidade escolar.

A mobilizadora socioambiental da ARAYARA, Raíssa Felippe, destacou ainda que a poluição do ar pode reduzir o desempenho escolar e agravar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Além disso, a intensificação das mudanças climáticas pode afetar diretamente crianças, que já enfrentam episódios de estresse, dor de cabeça e desmaios devido à falta de infraestrutura adequada nas escolas.

Impactos socioambientais

O evento reforçou a importância da mobilização social contra a UTE Brasília, reforçando a pressão sobre as autoridades para impedir sua implementação.

Se instalada, a usina a gás fóssil da Termo Norte Energia, com 1.470 MW de capacidade, pode emitir 4,7 milhões de toneladas de CO₂ por ano, agravando a crise climática.Especialistas alertam que o projeto também intensificará a crise hídrica no DF, já impactada pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas. Além disso, a usina consumirá 5,8 milhões de m³ de gás por dia e 110 mil litros de água por hora, captada do Rio Melchior, que já apresenta a pior classificação ambiental (“Classe 4”), segundo a legislação brasileira.

Mas, os impactos não param por aí. A construção do Gasoduto São Carlos – Brasília, com 900 km de extensão, pode resultar na remoção de famílias de suas casas. Além disso, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia estima que a usina pode elevar a conta de luz em até 17%.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Contribution: Roadmap on the Transition Away from Fossil Fuels in a Just, Orderly and Equitable Manner

Introduction ARAYARA International Institute is a federally recognized public interest organization, a member of the National Environmental Council and the National Water Resources Council, among other collegiate bodies in Brazil, and part of Brazilian civil society. It works to promote climate justice, socio-environmental protection, and a just energy transition. Based on its activities in Brazil and Latin America, the Institute

Leia Mais »

Na mídia | Transição energética ganha nova ferramenta no Brasil

Por: plurale.com.br Em Brasília, no próximo dia 27 de abril, o Instituto Internacional Arayara apresenta a representantes de órgãos do governo, especialistas, educadores, estudantes,ativistas e profissionais de diversas áreas o Monitor de Energia, ferramenta colaborativa que traz informações técnicas importantes para o entendimento do processo de transição energética. A plataforma interativa reúne dados, análises e visualizações sobre o setor energético

Leia Mais »

Contribuições do ARAYARA para os Mapas do Caminho – COP30 apontam caminhos para a transição justa longe dos combustíveis fósseis

Introdução O Instituto Internacional ARAYARA é uma organização de utilidade pública federal, membra do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros órgão colegiados pelo Brasil, e da sociedade civil brasileira que atua na promoção da justiça climática, na defesa socioambiental e na transição energética energética justa. Com base em sua atuação no Brasil e

Leia Mais »

ARAYARA Proposes Solutions for a Just Energy Transition for the 1st Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels

Introduction The organizing team of the First Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels (https://transitionawayconference.com/), to be held in Santa Marta, Colombia, from April 24-29, 2026, and co-sponsored by the Governments of Colombia and the Netherlands, has opened a consultation for participation in Methodological Stage 1 of the Conference. Written contributions focus on practical solutions around three thematic pillars: (i)

Leia Mais »