+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Paralisação da economia devido ao coronavírus reduz as emissões de CO2 na China

O surto do novo coronavírus já causou mais de 2.100 mortes em diversos países e paralisou a economia chinesa tem assustado todo o mundo. Houve, na China, forte queda na demanda por carvão e petróleo após o início da epidemia e isso causou uma queda de pelo menos 25% nas emissões de CO2 em comparação com o mesmo período do ano passado (de 3 a 16 de fevereiro 2019). A informação é do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA) da Finlândia.

Mesmo que momentânea, a redução representa uma diminuição de aproximadamente 100 milhões de toneladas, ou 6% das emissões globais durante o mesmo período.

No início de fevereiro, pesquisadores do Instituto Meteorológico Finlandês já revelaram que a qualidade do ar mostrava uma melhora acentuada na região, no meio da quarentena pelo coronavírus e a queda da atividade nos feriados do Ano Novo Lunar, que começaram em 25 de janeiro.

Poluição por retaliação
No entanto, ambientalistas argumentam que a redução pode ser temporária e que um estímulo das autoridades, focado na infraestrutura após o surto, poderia reverter os supostos ‘ganhos’ ambientais. Isso porque as fábricas podem (e devem) querer recuperar o tempo perdido em função da epidemia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Contribution: Roadmap on the Transition Away from Fossil Fuels in a Just, Orderly and Equitable Manner

Introduction ARAYARA International Institute is a federally recognized public interest organization, a member of the National Environmental Council and the National Water Resources Council, among other collegiate bodies in Brazil, and part of Brazilian civil society. It works to promote climate justice, socio-environmental protection, and a just energy transition. Based on its activities in Brazil and Latin America, the Institute

Leia Mais »

Na mídia | Transição energética ganha nova ferramenta no Brasil

Por: plurale.com.br Em Brasília, no próximo dia 27 de abril, o Instituto Internacional Arayara apresenta a representantes de órgãos do governo, especialistas, educadores, estudantes,ativistas e profissionais de diversas áreas o Monitor de Energia, ferramenta colaborativa que traz informações técnicas importantes para o entendimento do processo de transição energética. A plataforma interativa reúne dados, análises e visualizações sobre o setor energético

Leia Mais »

Contribuições do ARAYARA para os Mapas do Caminho – COP30 apontam caminhos para a transição justa longe dos combustíveis fósseis

Introdução O Instituto Internacional ARAYARA é uma organização de utilidade pública federal, membra do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros órgão colegiados pelo Brasil, e da sociedade civil brasileira que atua na promoção da justiça climática, na defesa socioambiental e na transição energética energética justa. Com base em sua atuação no Brasil e

Leia Mais »

ARAYARA Proposes Solutions for a Just Energy Transition for the 1st Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels

Introduction The organizing team of the First Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels (https://transitionawayconference.com/), to be held in Santa Marta, Colombia, from April 24-29, 2026, and co-sponsored by the Governments of Colombia and the Netherlands, has opened a consultation for participation in Methodological Stage 1 of the Conference. Written contributions focus on practical solutions around three thematic pillars: (i)

Leia Mais »