+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Conferência Livre destaca justiça climática e defesa das águas no Oeste Baiano

Na noite de ontem (23), foi realizada virtualmente a Conferência Livre “Em Defesa das Águas e dos Povos do Oeste Baiano”, uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento serviu como uma plataforma de participação social, promovendo a troca de ideias, a formulação de propostas e a eleição de um delegado que representará a região na conferência nacional.

 

A conferência foi organizada por diversas entidades, como o Instituto Internacional ARAYARA, Agência 10envolvimento, Movimento Ambientalista Grande Sertão Veredas, Coletivo de Fundos e Fechos de Pasto do Oeste da Bahia e Coletivo Águas do Oeste, reuniu ampla participação da sociedade civil, universidades e lideranças políticas, ultrapassando o dobro do quórum esperado.

 

Com os eixos temáticos “Justiça Climática” e “Governança e Educação Ambiental”, a conferência abordou as questões emergenciais relacionadas à gestão das águas e às injustiças socioambientais no Oeste Baiano, território delimitado pelas bacias hidrográficas da região e abrangendo os biomas da Caatinga e Cerrado. 

 

A advogada, assistente da Diretoria Executiva da ARAYARA, Renata Prata, destacou a relevância do encontro: “Este é o momento de unir forças e influenciar políticas públicas que garantam um futuro sustentável para os territórios.”

 

Pesquisadores renomados, como os professores Tayse Palitot (UFOB) e Eduardo Barcelos (IF Baiano), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentaram estudos sobre os impactos ambientais, sociais e climáticos na região, com ênfase nos riscos ao ciclo das águas e à vegetação nativa. A ARAYARA trouxe para o debate os perigos do fracking, também conhecido como fraturamento hidráulico para extração de gás de xisto, alertando sobre a contaminação de águas subterrâneas e o estresse hídrico causado pela técnica, que exige enormes quantidades de água em regiões já vulneráveis.

 

O encontro resultou em mais de 30 propostas apresentadas por representantes da sociedade civil e da academia, voltadas para a governança sustentável dos recursos hídricos, fortalecimento da participação popular e maior transparência na gestão ambiental. Membros do gabinete do Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL), a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Cocais e vereadores marcaram presença.

 

Como delegados para a Conferência Nacional, foram eleitos Eldo Barreto, membro de uma comunidade de fecho de pasto, e Dona Áurea Aires como suplente. Ambas lideranças representam essa comunidade tradicional do sertão baiano, conhecida como fundos e fechos de pasto, que lutam pela preservação de seus territórios e modos de vida centenários.

 

Essas comunidades se organizam coletivamente para criar animais em áreas comuns e praticam a coleta de frutos e plantas medicinais da Caatinga e do Cerrado. Elas enfrentam desafios crescentes relacionados à escassez hídrica, perda de cobertura vegetal e avanço de atividades predatórias.

 

“O evento reforçou a urgência de promover justiça climática, defender os direitos coletivos das comunidades tradicionais e buscar soluções que garantam a sustentabilidade ambiental, a participação democrática e a proteção do território para a presente e futuras gerações”, destacou a representante da ARAYARA.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Arayara denuncia Termo Norte por desinformação sobre usina termoelétrica em Brasília

O Instituto Internacional ARAYARA protocolou nesta terça-feira 11 uma notificação junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) denunciando a divulgação incorreta da data da Audiência Pública referente ao licenciamento ambiental da Usina Termoelétrica (UTE) Brasília. A usina, empreendimento da Termo Norte Energia Ltda., será instalada nas Regiões administrativas de Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Dados do Monitor Energia integram nota da FNCE contra a recontratação da usina Candiota

Dados do Monitor Energia do Instituto Internacional ARAYARA integram nota publicada pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), que ganhou destaque hoje (14) em matérias publicadas nos portais O Globo , EIXOS ,  Portal Tela, Isto É Dinheiro e UOL. A FNCE criticou a possível recontratação da usina de Candiota, defendendo o fim da geração a carvão no Brasil. Dados

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Em entrevista, John Wurdig fala sobre transição energética e o aquecimento no sul do país

Confira entrevista do gerente de Transição Energética do Instituto Internacional ARAYARA, John Wurdig, no canal Coletivo Mentes Verdes Papo Verde. Durante  uma conversa muito esclarecedora, o engenheiro ambiental gaúcho fala sobre transição energética e o aquecimento no sul do país. Ativista ambiental contra a mineração de carvão no Rio Grande do Sul e consultor de Transição Energética Justa e sustentável,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Leilão da ANP em junho terá 65 blocos de petróleo na Margem Equatorial com avaliações ambientais perto de vencer

Certame terá áreas na polêmica Foz do Amazonas e pode acabar na Justiça. ONG vê risco a investidor com inclusão de blocos na Margem Equatorial cuja documentação ambiental vence no mesmo mês O próximo leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), marcado para 17 de junho, pode acabar na Justiça. Serão ofertados 332 blocos exploratórios em diversas partes do país,

Leia Mais »