+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Conferência Livre destaca justiça climática e defesa das águas no Oeste Baiano

Na noite de ontem (23), foi realizada virtualmente a Conferência Livre “Em Defesa das Águas e dos Povos do Oeste Baiano”, uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento serviu como uma plataforma de participação social, promovendo a troca de ideias, a formulação de propostas e a eleição de um delegado que representará a região na conferência nacional.

 

A conferência foi organizada por diversas entidades, como o Instituto Internacional ARAYARA, Agência 10envolvimento, Movimento Ambientalista Grande Sertão Veredas, Coletivo de Fundos e Fechos de Pasto do Oeste da Bahia e Coletivo Águas do Oeste, reuniu ampla participação da sociedade civil, universidades e lideranças políticas, ultrapassando o dobro do quórum esperado.

 

Com os eixos temáticos “Justiça Climática” e “Governança e Educação Ambiental”, a conferência abordou as questões emergenciais relacionadas à gestão das águas e às injustiças socioambientais no Oeste Baiano, território delimitado pelas bacias hidrográficas da região e abrangendo os biomas da Caatinga e Cerrado. 

 

A advogada, assistente da Diretoria Executiva da ARAYARA, Renata Prata, destacou a relevância do encontro: “Este é o momento de unir forças e influenciar políticas públicas que garantam um futuro sustentável para os territórios.”

 

Pesquisadores renomados, como os professores Tayse Palitot (UFOB) e Eduardo Barcelos (IF Baiano), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentaram estudos sobre os impactos ambientais, sociais e climáticos na região, com ênfase nos riscos ao ciclo das águas e à vegetação nativa. A ARAYARA trouxe para o debate os perigos do fracking, também conhecido como fraturamento hidráulico para extração de gás de xisto, alertando sobre a contaminação de águas subterrâneas e o estresse hídrico causado pela técnica, que exige enormes quantidades de água em regiões já vulneráveis.

 

O encontro resultou em mais de 30 propostas apresentadas por representantes da sociedade civil e da academia, voltadas para a governança sustentável dos recursos hídricos, fortalecimento da participação popular e maior transparência na gestão ambiental. Membros do gabinete do Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL), a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Cocais e vereadores marcaram presença.

 

Como delegados para a Conferência Nacional, foram eleitos Eldo Barreto, membro de uma comunidade de fecho de pasto, e Dona Áurea Aires como suplente. Ambas lideranças representam essa comunidade tradicional do sertão baiano, conhecida como fundos e fechos de pasto, que lutam pela preservação de seus territórios e modos de vida centenários.

 

Essas comunidades se organizam coletivamente para criar animais em áreas comuns e praticam a coleta de frutos e plantas medicinais da Caatinga e do Cerrado. Elas enfrentam desafios crescentes relacionados à escassez hídrica, perda de cobertura vegetal e avanço de atividades predatórias.

 

“O evento reforçou a urgência de promover justiça climática, defender os direitos coletivos das comunidades tradicionais e buscar soluções que garantam a sustentabilidade ambiental, a participação democrática e a proteção do território para a presente e futuras gerações”, destacou a representante da ARAYARA.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA marca presença nos principais eventos pré-COP30 sobre clima e transição energética

Na semana que antecede a COP30, o Instituto Internacional ARAYARA teve participação de destaque nos principais eventos nacionais e internacionais sobre clima e energia, reforçando seu papel de liderança técnica e de advocacy na promoção de uma transição energética justa e sustentável. Entre os dias 4 e 7 de novembro, a especialista em Energia da ARAYARA, Prof.ª Dra. Hirdan Catarina

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: STJ discute uso do fracking em audiência pública em dezembro

Tribunal federal promove evento em 11 de dezembro para debater a exploração de recursos energéticos não convencionais no Brasil O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou a realização de uma audiência pública no dia 11 de dezembro, às 9h, no auditório da Primeira Seção, para discutir a exploração de recursos energéticos de fontes não convencionais, como óleo e gás de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Por que a América Latina não consegue abrir mão do petróleo

Às vésperas da COP30, Lula se apresentou como líder ambiental, destacando a queda no desmatamento da Amazônia desde que assumiu a presidência. Por isso, ambientalistas ficaram consternados quando, semanas antes da reunião em Belém, o governo aprovou o pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas. “Enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora riqueza que

Leia Mais »