+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Comissão de Mudanças Climáticas sugere mutirão para julgar desmatamentos ilegais

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas aprovou nesta terça-feira (17) o relatório das atividades de 2019, com uma indicação ao Poder Judiciário para a realização de um mutirão para julgar ações civis públicas instauradas contra responsáveis por desmatamentos ilegais.

Na avaliação do presidente do colegiado, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), os objetivos da comissão foram cumpridos ao longo do ano. “Acredito que a gente tenha conseguido alcançar nossos objetivos: discutir com grande parte daqueles que entendem com amplitude e profundidade o tema ‘mudanças climáticas’, fazer comparações, ouvir gente que defende de um extremo ao outro.”

O relator da comissão, deputado Edilázio Júnior (PSD-MA), destacou a realização de audiências públicas sobre o combate às queimadas e ao desmatamento na Amazônia, a regularização fundiária como instrumento para reduzir a tensão social no campo e o mercado de carbono.

O deputado lembrou ainda que o mercado de carbono foi justamente um dos temas centrais das discussões na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP-25, que ocorreu no início de dezembro em Madri, na Espanha, e da qual participaram integrantes da comissão.

“Essa proposta determina uma cota máxima de gases de efeito estufa que as nações podem emitir, contudo, possibilita a negociação de cotas”, explicou Júnior.

Fonte: Agência Câmara

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: ‘É UMA BOMBA RELÓGIO’ Riscos de explosões e contaminações: petroleira quer estocar gás embaixo do solo de Alagoas

Depois de testemunhar bairros inteiros ficando desertos devido ao afundamento de solo causado pela exploração de sal-gema da Braskem, Alagoas vive a iminência de novos riscos subterrâneos. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, o IMA, concedeu autorização prévia a um projeto que fará do estado o primeiro do Brasil a receber um sistema de armazenamento de gás natural no subsolo.

Leia Mais »

Formação Digital gratuita fortalece segurança no ativismo e ação climática frente à indústria do petróleo

Estão abertas as inscrições para a Formação Digital em Segurança no Ativismo e Ação Climática Frente à Indústria do Petróleo, um espaço gratuito de aprendizado e articulação voltado a lideranças religiosas, ativistas socioambientais, integrantes de comunidades tradicionais e comunicadores populares. As inscrições vão até o dia 20 de agosto. A iniciativa, realizada pelo Instituto Internacional Arayara e pela organização inter-religiosa

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Mesmo com vetos, lei do licenciamento deixa brechas para maior destruição ambiental

Especialistas ouvidos pela DW reconhecem esforço para barrar retrocessos, mas temem autorização de projetos de grande impacto poluidor em nova categoria de licenciamento especial.A resposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental (2159/2021) foi bem recebida por pesquisadores e sociedade civil. A Presidência apresentou nesta sexta-feira (08/08) – prazo final

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Riscos de explosões e contaminações: petroleira quer estocar gás embaixo do solo de Alagoas

Depois de testemunhar bairros inteiros ficando desertos devido ao afundamento de solo causado pela exploração de sal-gema da Braskem, Alagoas vive a iminência de novos riscos subterrâneos. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, o IMA, concedeu autorização prévia a um projeto que fará do estado o primeiro do Brasil a receber um sistema de armazenamento de gás natural no

Leia Mais »