+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

COESUS realiza capacitação sobre os impactos do Fracking no Quilombo de Faveira, em São João dos Patos, Maranhão

NOTA 

Data: 13 de setembro de 2022

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc. 

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, esteve presente no Quilombo de Faveira, localizado em São João dos Patos, no estado do Maranhão, para realizar uma importante capacitação com 32 moradores. O objetivo do encontro foi informar e conscientizar a comunidade sobre os impactos que o Fracking.

Durante a capacitação, representantes da COESUS apresentaram informações e evidências científicas que demonstram os riscos associados ao Fracking, além de compartilhar experiências de outras regiões onde a técnica já está em operação. O intuito foi fornecer subsídios para que os moradores do Quilombo de Faveira possam compreender os impactos potenciais e tomar decisões informadas sobre a preservação de seus territórios.

A COESUS destacou a importância da união e mobilização da comunidade para enfrentar os desafios trazidos pelo Fracking, ressaltando que a defesa da casa comum e a proteção do meio ambiente são responsabilidades de todos. Os moradores do Quilombo de Faveira manifestaram grande interesse e engajamento durante a capacitação, demonstrando sua determinação em proteger seu território e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. 

A troca de informações e experiências fortaleceu os laços entre a comunidade e a COESUS, reafirmando a importância de parcerias para a construção de um movimento cada vez mais sólido em defesa do meio ambiente.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Especialistas apontam qual será o principal impasse das negociações da COP30, em Belém

China, EUA e Índia lideram emissões de gases do efeito estufa, enquanto países vulneráveis sofrem impactos desproporcionais da crise climática A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano, deve ter como principal ponto de impasse os combustíveis fósseis. A previsão tem sido feita por especialistas que analisam a relação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: 1º EJUV: Qual o papel do jornalismo climático e do ativismo digital para o enfrentamento às mudanças climáticas?

A primeira edição do Encontro Nacional de Comunicadores, Ativistas Digitais e Juventudes (1°EJUV), organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, aconteceu entre os dias 23 e 24 de agosto no Armazém do Campo, na capital paulista. 160 jovens participaram do evento que contou com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), através

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Comissão debate impactos da indústria fóssil sobre a pesca

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará, na terça-feira (2), uma audiência pública para discutir os impactos do avanço da indústria fóssil, que reúne empresas e atividades ligadas à exploração e uso de petróleo, carvão mineral e gás natural, sobre a cadeia produtiva e o setor pesqueiro no país. O debate foi solicitado

Leia Mais »