+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Audiência pública no Congresso discutirá impactos socioeconômicos da exploração do petróleo

Na próxima quarta-feira (09/10), às 10h, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza a audiência pública “Impactos da exploração do petróleo no desenvolvimento socioeconômico”, no Anexo II, Plenário 03 da Câmara dos Deputados. O Instituto Internacional ARAYARA estará presente ao lado de outros representantes da sociedade civil, organizações socioambientais e comunidades diretamente afetadas pela indústria petrolífera.

A audiência acontece em meio às discussões sobre a possível exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Enquanto defensores da atividade prometem desenvolvimento regional, experiências em outros territórios mostram o contrário. Em Macaé (RJ), “capital nacional do petróleo”, a arrecadação de royalties bilionários não evitou o aumento da pobreza: hoje, cerca de 31,5% da população vive com até meio salário mínimo por pessoa, segundo o IBGE.

Na Ilha da Maré (BA), comunidades tradicionais enfrentam há décadas os impactos da indústria, como o derramamento de óleo em 2008 que contaminou a Baía de Todos-os-Santos. Pesquisa da UFBA identificou níveis de metais pesados quatro vezes acima do permitido pela OMS, comprometendo a saúde e a segurança alimentar das famílias locais.

Para a coordenadora de Advocacy do Instituto Arayara, Renata Prata, a audiência é um passo fundamental para questionar o modelo de desenvolvimento baseado em fósseis: “Interessa à maior parte da população questionar a equiparação entre petróleo e riqueza. Em uma economia fóssil, essa é uma tarefa desafiadora, mas indispensável na luta por um mundo habitável.”

O debate busca colocar no centro os custos reais da expansão da fronteira petrolífera e apontar caminhos para uma transição energética justa e popular, que gere renda, autonomia e soberania econômica sem perpetuar a dependência do petróleo.

SERVIÇO:
Audiência Pública “Impactos da exploração do petróleo no desenvolvimento socioeconômico”
Local:  Anexo II, Plenário 03 da Câmara dos Deputados
Data: Quarta-feira, 09/10
Horário: 10h

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Reunião na ALEP Debate Novo Código Florestal do Paraná e Revela Pontos Críticos

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião pública para debater o Projeto de Lei nº 80/2026, que propõe a criação de uma nova Política Ambiental de Proteção, Gestão e Uso Sustentável da Vegetação no estado, na prática, um novo Código Florestal estadual. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Goura (PDT), reuniu representantes do poder

Leia Mais »

LRCAP 2026: Retorno do Carvão Mineral Eleva Riscos Climáticos e Custos Energéticos ao Consumidor Brasileiro

O Instituto Internacional ARAYARA, como a maior ONG de litigância climática e ambiental da América Latina, informa à sociedade brasileira que vê com preocupação os resultados do Leilão – Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 (LRCAP 2026) – UTEs a Gás Natural, Carvão Mineral e UHEs, que ocorreu hoje hoje (18.03). A Empresa de Pesquisa

Leia Mais »

Guerra no Irã e a transição energética

Por: Urias Neto – Engenheiro Ambiental, Gerente de Engenharia Ambientas e Ciências/Licenciamento Ambiental A possibilidade de que os Estados Unidos e Israel tenham subestimado a capacidade militar do Irã pode contribuir para a prolongação dos conflitos no Oriente Médio. Um conflito mais duradouro tende a ampliar as tensões no mercado internacional de energia, sobretudo porque a região concentra parte significativa

Leia Mais »